De 13 a 15 de setembro, o Porto Pride regressa para uma edição que contará com uma conferência de entrada livre, um brunch performativo e a habitual festa do orgulho no Largo do Amor de Perdição.
“Dar palco à visibilidade queer”. Este é mote da edição deste ano do Porto Pride, evento que se tem assumido como um marco na luta pelos direitos da comunidade LGBTI+ e que decorre, todos os anos, na cidade.
O evento distribui-se, neste ano, por três dias, com diferentes atividades pensadas para todos. Assim, na sexta-feira, 13 de setembro, entre as 15h00 e as 19h00, a Porto Bussiness School acolhe a “Porto Pride Summit”, uma conferência com a curadoria da It Gets Better Portugal e dedicada aos direitos humanos. A entrada é livre.
O dia seguinte acolhe o ponto alto deste fim de semana. Entre as 16h00 de sábado e a 01h00 de domingo, o Largo do Amor de Perdição recebe o Porto Pride, com a participação de vários artistas, como as drag queens Ashley Scarlatti, Lunna Foster, Trixie, Stella Secrets e Lilly Prozac, entre outras. Acolherá ainda a música dos DJ Thayná Santos, Dillitzer, Humikub e Luck Burton.
Por motivo de realização do evento, serão efetuados condicionamentos de trânsito nos arruamentos, das 15h00 do dia 14 de setembro até às 02h00 de domingo, 15 de setembro:
Será ainda efetuado um estreitamento de via na Rua da Restauração, no lado sul, no troço compreendido entre o Largo do Viriato e o Campo dos Mártires da Pátria (com circulação e paragem/estacionamento de veículos STCP).
A fechar, o Hard Rock Café é o local escolhido para acolher o Porto Pride Drag Brunch, um evento que combina a gastronomia com performances queer num espaço no coração da cidade. Os bilhetes para este evento estão ainda disponíveis.
O Porto Pride 2024 é uma organização da Unicorn Whisper – Associação Porto Pride e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Texto: José Reis
Fotos: DR