22/05/2022

O piso molhado foi determinante na classificativa-espetáculo do Rally de Portugal que, este sábado, levou milhares de pessoas à Foz do Douro. O irlandês Joshua McErlean surpreendeu ao ser o mais rápido.


Chovia quando ao final da tarde deste sábado os principais carros do Rally de Portugal começaram a atacar o traçado da Porto Super Special Stage. O piso em paralelo da Foz, desde logo exigente, estava por isso ainda mais escorregadio e obrigou os pilotos da frente a ser cautelosos, para não deitar tudo a perder na classificação geral.


Os desempenhos foram mais lentos, mas não menos espetaculares, para alegria dos milhares de espetadores – entusiastas do automobilismo ou meros curiosos – que encheram as bancadas erguidas ao longo do percurso e as zonas destinadas aos peões. "Foi como guiar em gelo", explicou no final o piloto Thierry Neuville. "Mas gostei, porque é lento e não podes fazer nada errado, é tudo acerca de precisão".



O jovem finlandês Kalle Rovanpera foi o melhor entre os Rally 1 e assim saiu do Porto ainda como líder do Rally de Portugal, com apenas menos 5,7 segundos no tempo geral do que o britânico Elfyn Evans, seu companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing WRT.



Mais tarde, com a chuva a dar tréguas, foi a vez dos carros WRC2 competirem, já com o piso seco. E, contrariando todas as previsões, começaram a obter prestações mais rápidas do que as dos melhores carros. A vitória coube ao irlandês Joshua McErlean, que com o seu Hyundai i20 N cumpriu os 3,3 quilómetros em 3.21,2 minutos.



Armindo Araújo (Skoda) foi o melhor entre os portugueses, ficando na quarta posição da superespecial portuense, dois lugares à frente de Ricardo Teodósio (Hyundai). Os dois rivais ocupam, respetivamente, a 15.ª e a 16.ª posições da geral e ambicionam ser o melhor piloto nacional da prova.



Chegou assim ao fim o terceiro e penúltimo dia do Rally de Portugal. A ação chega ao fim este domingo, com etapas Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, depois em Montim e finalmente em Fafe. Os resultados completos podem ser consultados na página da competição.


Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Texto Francisco Ferreira

Ver também
Notícias