25/07/2022

De 1 a 9 de agosto, a sétima edição do Porto Pianofest vai trazer ao Porto uma agenda de concertos e de formações, que promete atrair os maiores nomes da música clássica. Clarice Assad Trio, José Ramon Mendez e Josu de Solaun são algumas das presenças na edição deste ano.


O evento assume a missão de fortalecer o Porto enquanto hub cultural e de aproximar artistas de todo o mundo, em vários locais históricos espalhados por toda a invicta. Ocupando as principais salas culturais da cidade, como a Casa da Música, a Reitoria da Universidade do Porto e o Palácio da Bolsa, o Porto Pianofest promete uma programação reforçada de concertos, apresentações gratuitas e, ainda, uma componente pedagógica. Haverá masterclasses, conferências e residências artísticas para os talentos de todo o mundo. 


Com direção artística de Nuno Marques, o Porto Pianofest chega à sua sétima edição, que arranca no dia 1 de agosto e se prolonga por nove dias. A Casa da Música será o palco da abertura do festival, com o grupo brasileiro Clarice Assad Trio, uma das grandes figuras da fusão MPB/clássica brasileira e que se estreia em Portugal. 


Nuno Marques explica que, de edição para edição, procuram “apostar numa maior diversidade de nacionalidades e de perfis de músicos”. O festival terá “nomes reconhecidos da música ao piano” e procura “elevar a excelência das residências artísticas, pensadas para reunir músicos de topo de todo o mundo, com vista a que possam preparar-se, estudar e apresentar o seu trabalho ao público”, acrescenta.



As residências garantem aos artistas um recital a solo num auditório do Porto, uma sala de estudo com piano disponível no Conservatório do Porto, sessões com os professores convidados, ou ainda a gravação profissional audiovisual do concerto a solo.


A edição deste ano conta ainda com a estreia nacional do pianista espanhol Josu de Solaun, premiado em 2021 com um International Classical Music Awards (ICMA). José Ramón Méndez regressa ao Porto Pianofest, naquele que é já o seu sétimo recital em sete anos, mantendo-se próximo do fiel público que habitualmente o segue. 


Porto Pianofest arranca esta sexta-feira com Maratona de Piano na Praça D. João I

 

Para assinalar o arranque do evento, decorre na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, uma Maratona de Piano. Durante sete horas, a Praça D. João I será o palco de diversas performances consecutivas, de diferentes artistas convidados. A maratona decorre entre as 12h00 e as19h00 e visa promover a programação do festival - rica em concertos e formações, para todos os públicos, dos estudantes de música e aficionados da música clássica aos curiosos e às famílias, já que os mais pequenos têm também uma programação dedicada.


Nos últimos anos, o festival apresentou já diversos artistas como Artur Pizarro, Stars of American Ballet, Alexander Kobrin, Judith Jauregui, Olga Prats, Orquestra Jazz de Matosinhos, António Victorino d’Almeida, Alenjadro Oliva, Jean Saulnier, José Ramón Méndez e Selim Mazari.


Fundado em 2016, o Porto PianoFest assume-se como um festival internacional de piano que traz à cidade pianistas de renome a jovens talentos da música. Para mais informações e bilhetes consulte o site.

 


Texto: Catarina Madruga

Fotografias: Miguel Nogueira e Filipa Brito

Ver também
Notícias