18/03/2022

O Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH) assinala-se oficialmente a 28 de março. No Porto, a celebração antecipa-se para o sábado anterior, dia 26. Entre as 09h00 e as 19h00, haverá um programa repleto de iniciativas, maioritariamente gratuitas.

 

Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto estará em festa durante o dia 26 de março. As atividades começam às 09h00 e decorrem até ao final do dia, num programa que inclui visitas guiadas, exposições, oficinas e espetáculos de música e dança.


Até às 19h00, museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas ao público e haverá ainda disponíveis vários percursos ao ar livre.


As iniciativas, promovidas por mais de 20 entidades, requerem, na sua maioria, inscrição prévia.



Museu(s) da Cidade fora de portas


O Museu da Cidade apresenta um conjunto de visitas guiadas no exterior, gratuitas, mas com necessidade de inscrição prévia.


A Extensão do Douro, na Rua da Reboleira, convida o público para uma visita “Em Torno do Douro”. Entre as 15h00 e as 16h00, os participantes vão poder conhecer a história que envolve esta rua e os seus edifícios, mostrando as ligações ao rio, à região do Douro e ao vinho.


Com ponto de partida às 10h30, na Casa do Infante, realiza-se a visita às “Obras de arte na zona ribeirinha”, num itinerário que pretende dar atenção a algumas das obras de arte instaladas na zona ribeirinha do Porto, através dos seus autores, conteúdos e significados.


“Da Porta da Batalha à Porta da Ribeira” é outra das opções disponíveis para conhecer o centro histórico da cidade. Durante duas horas, a visita vai mostrar um dos principais percursos da cidade medieval do Porto, entre a cota alta da Batalha até ao rio Douro. O ponto de encontro está marcado para as 15h00 na Praça da Batalha.


Durante a tarde, a Casa Guerra Junqueiro propõe um itinerário pelas ruas e ruelas em torno da Sé Catedral, onde se podem descobrir as marcas que fazem este território ser considerado Património Mundial. A visita, com início marcado para as 15h00, tem a duração aproximada de uma hora.



 

Atividades para as famílias


O programa, que é constituído por mais de 60 atividades, dedica algumas iniciativas ao público mais jovem e às suas famílias. Haverá oficinas, visitas guiadas e até um pedipaper. Com tantas atividades, faça chuva ou faça sol, o mote é sair de casa e descobrir o centro histórico da cidade.


O Museu do Centro Hospitalar do Porto desafia as famílias a desvendar vários enigmas relacionados com o edifício. “Enigmas do Museu” é o nome do pedipaper que vai permitir descobrir, explorar e viajar pela memória do Hospital de Santo António e do Hospital Joaquim Urbano.


A oficina “Se esta rua fosse minha” é uma proposta do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, onde as crianças vão poder usar a sua imaginação e vários materiais para desenhar os diferentes edifícios que compõem a zona envolvente da Casa do Infante. A iniciativa decorre entre as 11h00 e as 12h00 na Casa do Infante.

 

O World of Discoveries também preparou uma atividade especial para as famílias. No âmbito das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão Magalhães, o convite é para vivenciar a realidade de uma nau do século XVI. Há várias sessões de “Embarque na viagem de Fernão de Magalhães!” durante a manhã e a tarde.

“Uma aventura em Família” é o nome da visita guiada à Igreja de São José das Taipas, onde a cultura e a aventura se fundem. O secretismo e a história vão proporcionar uma experiência adaptada a todas as idades. A atividade tem início marcado para as 13h30 e duração de duas horas.




Um dia repleto de música e dança


O Palácio das Artes, no Largo de São Domingos, vai acolher vários espetáculos de dança durante a tarde. O convite foi dirigido a seis escolas de dança da cidade (Escola de Ballet do Porto; Estúdio de Dança Margarida Valle; MXM Dance Studio; Escola de Dança Sabor Latino; Escola de Dança Opala; Academy Broadway) que vão encher de movimento este emblemático edifício.


No mesmo local, e ao cair do pano, vai fazer-se silêncio para ouvir um quarteto de cordas. Já no Centro Português de Fotografia, o espetáculo "Piano delle Arti" vai juntar em palco alunos portugueses e italianos, numa apresentação onde a música e a dança andam de mãos dadas.


No Terreiro da Sé, a Banda Sinfónica Portuguesa apresenta um concerto especialmente pensado para o Dia Nacional dos Centros Históricos.


O programa será exclusivamente de compositores portugueses, com obras de Hélder Bettencourt, José Silva Marques e Duarte Ferreira Pestana. Destaque para “Porto de Saudades”, composição de Nelson Jesus, que faz alusão à Torre dos Clérigos, ao Palácio de Cristal e a outras vivências da cidade invicta.


O espetáculo tem início marcado para as 17h00 e é promovido pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto


Texto: Catarina Madruga

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias