17/03/2023

Uma vez por mês a Fonoteca Municipal do Porto transforma-se em espaço de escuta conjunta e partilha informal de histórias e experiências que têm como base o amor à música.

 

A próxima sessão de Escuta Ativa decorre já neste sábado, 25 de março, às 11h00 e tem como convidada Cheila Rodrigues.

 

Poeta, ativista, performer, orientadora de sessões de escrita criativa e organizadora de saraus e eventos artístico-culturais, solidários e políticos, escolheu o disco “Por este rio acima”, de Fausto.

 

Editado em 1982, este que é o sexto álbum do músico e compositor é também o primeiro registo da trilogia "Lusitana Diáspora", que inclui também “Crónicas da Terra Ardente” (1994) e “Em Busca das Montanhas Azuis” (2011).

 

Tendo como base as viagens de Fernão Mendes Pinto, relatadas no seu livro “Peregrinação” (1614), “Por este rio” é talvez o registo mais conhecido de Fausto, sendo muitas vezes considerado pela crítica como um dos álbuns mais marcantes da música popular portuguesa das últimas décadas.

 

Na lista de personalidades convidadas a guiar as sessões de Escuta Ativa seguem-se o chef Vasco Coelho Santos, em abril, e a ilustradora Clara Não, em maio.

 

A entrada nas sessões de Escuta Ativa é gratuita, limitada à lotação do espaço. 

Ver também
Notícias