15/09/2024

O pódio masculino foi composto por três atletas quenianos, enquanto o primeiro lugar do pódio feminino foi também conquistado por uma queniana. Neste domingo a Foz do Douro contou com 10 mil atletas – profissionais e amadores – nas ruas para uma competição de 21 quilometros.

 

Foram 21 quilómetros feitos em pouco mais de uma hora (mais precisamente, 1 hora e 26 segundos). O queniano Gilbert Kibet foi o mais rápido da 17.ª Hyundai Meia Maratona do Porto e conquistou o lugar mais alto do pódio, deixando para trás os mais diretos rivais, os compatriotas James Kipkogei Kipkoech (1 hora e 53 segundos, segundo lugar) e Mike Kiptum Boit (1 hora, 1 minuto e 31 segundos, terceiro lugar).

 

 

Ao contrário do ano passado, onde choveu durante toda a prova, a manhã da Meia Maratona contou com verdadeiro tempo de verão, com céu limpo, sol e uma ligeira brisa. Tempo ideal para um verdadeiro convívio entre atletas profissionais e amadores, que se reúnem, todos os anos, para correr ao lado do Douro – e este ano, devido à obra do Metro do Porto, a corrida teve lugar apenas do lado do Porto, não havendo a possibilidade da habitual ida a Vila Nova de Gaia.

 

 

Se o pódio masculino sorriu aos quenianos, os portugueses não tiveram razões para desanimar. Dois atletas lusos conseguiram ficar nos dez primeiros classificados, com Miguel Borges a ocupar o 9.º lugar (com tempo de 1 hora, 7 minutos e 30 segundos) e Fábio Oliveira o 10.º lugar (com o mesmo tempo que Borges).

 

Pódio feminino com queniana e duas japonesas


Do lado das mulheres, o Quénia também subiu mais alto no pódio da Hyundai Meia Maratona do Porto. Mas foi o Japão o país mais representado, conseguindo os segundo e terceiro lugares.

 

Tendo conseguido destacar-se deste os primeiros quilómetros da corrida, a queniana Cynthia Chemweno acabou por conseguir o primeiro lugar, com o tempo de 1 hora, 9 minutos e 59 segundos.

 

Logo depois, em segundo lugar, destaque para a japonesa Yuki Nakamura com o tempo de 1 hora, 12 minutos e 24 segundos, logo seguida pela compatriota Chiharu Suzuki, com 1 hora, 13 minutos e 10 segundos.

 

 

O quarto lugar feminino foi ocupado por uma portuguesa, a atleta Susana Godinho Santos, com o tempo de 1 hora, 13 segundos e 59 segundos, logo seguida de Salomé Rocha e Rafaela Fonseca, nos 5.º e 6.º lugares.

 

A Hyundai Meia Maratona do Porto teve, mais uma vez, o apoio da Câmara Municipal do Porto e contou com a presença da vereadora do Desporto e Juventude, Catarina Araújo, e do administrador da empresa municipal Ágora, César Navio

 

A cerimónia de entrega dos prémios contou ainda com a presença de Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Paulo Santos, Vice-presidente do IPDJ, Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte, Mário Duarte, Diretor Municipal da Cidadania da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Paulo Ferreira, Diretor de Comunicação e Relações Públicas da Hyundai Portugal.

 

 

Texto: José Reis

Fotos: Andreia Merca e Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias