16/11/2022

Sem competição, sem classificações e sem perder o norte. O Orientação na Baixa regressa às ruas da cidade nos dias 10 e 17 de dezembro, pela descoberta da cidade e da modalidade de orientação.  


O local de concentração (partida e chegada) é o renovado Mercado do Bolhão e passa por alguns dos monumentos emblemáticos da cidade e locais de interesse turístico.


No Orientação na Baixa é possível optar por quatro percursos pedestres diferentes, realizados durante a manhã, entre as 10h00 e as 11h30, sempre pelos passeios.



No limite norte passa pelas ruas da Torrinha, de Cedofeita, dos Bragas, dos Mártires da Liberdade, Praça da República e pela Rua de Gonçalo Cristóvão. No limite este será possível caminhar pela Rua de Santa Catarina, Rua da Firmeza, Rua da Alegria, Praça dos Poveiros e Rua das Fontainhas. A sul, o percurso centra-se no rio Douro, na Avenida Gustavo Eiffel, Ribeira, Cais da Estiva e Rua Nova da Alfândega. No limite oeste, a atividade propõe uma caminhada pela Calçada de Monchique, Rua Sobre o Douro, Rua da Restauração, Rua Jorge de Viterbo Ferreira, Rua de Dom Manuel II, Rua da Boa Nova, Rua da Maternidade e Rua da Boa Hora. 



Cada percurso do Orientação na Baixa tem uma duração média, em ritmo de marcha, de cerca de uma hora e conta com monitores para acompanhamento dos participantes. 


A participação é gratuita a todos os interessados independentemente do grau de experiência, mas sujeita a inscrição prévia neste link


Esta atividade enquadra-se na estratégia do Município, através da Ágora – Cultura e Desporto, na promoção e desenvolvimento da atividade física e desportiva. A organização da atividade é da responsabilidade do Grupo Desportivo Quatro Caminhos.  


Texto: Sara Oliveira

Ver também
Notícias