23/02/2021

Devido ao contexto trazido pela pandemia, a nova peça de teatro da companhia Estrutura foi convertida num objeto artístico digital, onde três mulheres colocam em cena aquilo que são, sem restrições. O espetáculo pode ser visto até 27 de fevereiro (sábado), na sala virtual do Teatro Municipal do Porto (TMP).


"F..." é o resultado de uma reflexão conjunta entre três mulheres — Cátia Pinheiro, Patrícia da Silva e Paula Sá Nogueira — que, a partir dos seus corpos, procuram desconstruir a relação da cultura visual com as ideias de feminino, feminilidade, ideal de beleza e objetificação.  


Pensado inicialmente para palco, o espetáculo foi transformado num projeto online em formato de vídeo. As três criadoras, que nunca reuniram fisicamente devido à pandemia, abordam conceitos como o lugar da fala, a invisibilidade e o silenciamento das mulheres na criação artística contemporânea e na História da Arte.


A Estrutura foi fundada em 2009 por Cátia Pinheiro e José Nunes e tem desenvolvido vários espetáculos de teatro e atividades de formação que dialogam com a realidade do pensamento contemporâneo, promovendo a experimentação artística e a lógica colaborativa. No seu percurso, destacam-se criações como "Uma Gaivota" (2016), "Geocide" (2017), "The End" (2017), "M'18" (2018), "Pathos e Party" (2019) ou "Língua" (2020).


Depois da estreia, "F..." permanecerá acessível na sala virtual do TMP até sábado, 27 de fevereiro. O espetáculo é para maiores de 16 anos e os bilhetes custam 3,50 euros.


Encontram mais detalhes sobre este e outros eventos no site do TMP.

Galeria
Item 1 de 1
Ver também
Notícias