A festa de Passagem de Ano no Porto volta a ter como epicentro a Avenida dos Aliados. É o regresso ao "coração" da cidade, com início marcado para as 22 horas, com um concerto dos Clã. Para a meia-noite está previsto um espetáculo multimédia e fogo de artifício, com duração de 11 minutos. Tudo em total segurança e com apelo ao uso, nessa noite, dos transportes públicos.
"A qualidade da programação e aquilo que tem sido a tradição de vir ao Porto na Passagem de Ano garantem que vamos ter uma noite com muita gente e com muita alegria e entrar em 2026 no Porto da melhor maneira", afirmou a vice-presidente da Câmara, durante a apresentação, esta segunda-feira, no Centro de Gestão Integrada (CGI), do Plano de Mobilidade e Segurança para a noite de 31 e madrugada de 1 de janeiro.
"Fazia sentido voltarmos, este ano, aos Aliados, por força do aliviar do espaço público na zona envolvente", acrescentou Catarina Araújo, que esteve acompanhada da vereadora da Proteção Civil, Gabriela Queiroz, do vereador da Mobilidade e Transportes, Hugo Beirão, bem como de responsáveis da PSP, Polícia Municipal e Proteção Civil Municipal.
.webp)
A vice-presidente da Câmara deixou um apelou também ao uso do transporte público para aceder à festa, salientando que o trânsito na zona da Baixa estará cortado, a partir das 19 horas de quarta-feira, dia 31, e até às 7 horas de quinta-feira, dia 1 de janeiro. "Venham com tempo, usando os transportes públicos [Metro e STCP vão reforçar os serviços de transporte]", sublinhou.
Acesso condicionado aos Aliados
O Plano de Mobilidade e Segurança vai obrigar a alguns condicionamentos na Avenida dos Aliados e zonas adjacentes (ver anexo).
O acesso aos Aliados, à zona dos concertos, só poderá ser feito a pé e pelos pontos assinalados. "Será feito por seis pontos e haverá revistas de segurança para impedir o acesso de objetos que possam significar perigo (por exemplo, copos de vidro e artifícios pirotécnicos)", salientou o segundo-comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, superintendente, Raúl Curva.
O plano prevê ainda a proibição de circular na zona envolvente à Câmara Municipal, entre as 21h30 e a 1h00, por causa do lançamento do fogo de artifício, marcado para a meia-noite.
 (9).webp)
Em termos de programação, e para além dos Clã e do espetáculo multimédia e fogo de artifício, concebido pelos Grandpa’s Studio, a festa prossegue com o concerto de Nininho Vaz Maia, a partir das 00h30, e a atuação do DJ set dos Beatbombers, dupla formada por DJ Ride e Stereossauro.
A festa ficará concluída, também, com a tradicional operação de limpeza, a cargo dos serviços municipais.
Texto e Fotos: Porto.