Por indicação da Proteção Civil, o parque de estacionamento da Praça dos Poveiros, sob gestão da Ágora, está encerrado desde a tarde desta sexta-feira, 11 de outubro.
O prédio devoluto que existe junto à saída do local corre o risco de ruir, o que, a acontecer, colocaria em causa a infraestrutura do parque de estacionamento e representa um risco para todos os utentes.
Esta manhã, técnicos municipais da Proteção Civil realizaram uma avaliação ao prédio em ruína, sito na Praça dos Poveiros, Largo da Ramadinha e Passeio de S. Lázaro, n.º 18 a 21, tendo-se constatado a ocorrência de desmoronamento da fachada orientada a nascente.
Importa referir que a fachada poente, à semelhança da fachada nascente já desmoronada, apresenta uma altura correspondente a quatro pisos, cerca de 20 metros de comprimento e sem qualquer tipo de travamento, estando fortemente exposta às ações do vento e chuva.
Por outro lado, a fachada principal encontra-se com o seu travamento a meio vão (contraforte) afetado pelo desmoronamento da fachada lateral e com blocos em risco de queda, comprometendo assim a sua estabilidade com risco de desmoronamento sobre a via pública, colocando em risco a segurança de pessoas e bens.
Assim, verifica-se a necessidade de se realizar uma intervenção urgente para mitigação dos riscos identificados através da execução das seguintes medidas:
Durante a intervenção poderão surgir novas situações que obriguem à tomada de outras medidas de mitigação.
Ainda não é possível adiantar uma data para a reabertura deste espaço, mas oportunamente, e assim que estejam ultrapassadas as questões de segurança para pessoas e bens, reabrirá ao público.