12/08/2022

O equipamento da cidade do Porto venceu na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes, a par de uma outra estrutura em Matosinhos. Este prémio é atribuído anualmente pelo Programa Município Amigo do Desporto, plataforma de reconhecimento público de boas práticas na área do desporto e atividade física.  

 

É um dos equipamentos mais marcantes do património desportivo da cidade. Denominado inicialmente de Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, o Campo do Inatel foi inaugurado a 28 de abril de 1969. Com mais de 50 anos de história, o local foi sofrendo os efeitos do tempo, deixando de oferecer condições para a sua utilização e carecendo de obras de requalificação.  



A Câmara Municipal do Porto reconheceu o potencial existente no local e estabeleceu, então, um contrato de cessão de exploração com a Fundação INATEL. Desde fevereiro de 2015 a autarquia passou a gerir o Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, transformando este espaço num complexo desportivo moderno ao serviço da cidade. A sua “reinauguração” ocorreu em abril de 2017, ficando de imediato ao dispor de clubes e associações. 


Hoje, o Parque Desportivo de Ramalde/INATEL proporciona a utilização de um campo de relva sintética apto a receber jogos e competições oficiais de futebol de 11, futebol de 7 e rugby, uma pista de atletismo com zona de saltos, uma zona de lançamentos (peso, disco e martelo), uma zona de tiro com arco, um skate park e um recentemente inaugurado parque infantil, com uma área total de 55 100 metros quadrados. 



Recebe anualmente várias competições, como a Liga ProSkate, o Torneio Jovem de Lançamentos, o Meeting de Atletismo Jovem do Porto, o Vitallis Kids Challenge e a Porto International Youth Cup, entre outros.  


É ainda espaço de treinos dos escalões de formação do Boavista FC, das equipas seniores do Ramaldense Futebol Clube, Futebol Clube da Foz e do Clube Marechal Gomes da Costa. Acolhe ainda os treinos do Sport Clube do Porto e da Escola de Rugby do Porto, treinos de atletismo do Boavista Futebol Clube, do Centro de Atletismo do Porto e do Sport Comércio e Salgueiros, e promove aulas de skate para todos os interessados. 



O futuro destas instalações continuará com a requalificação dos equipamentos. Assim, está previsto um conjunto de obras que vão desde a construção de um novo estádio para acolher jogos de futebol e rugby, com capacidade para 750 espectadores, à construção de uma nova zona de lançamentos e de outra totalmente vocacionada para a prática de tiro com arco, única na zona norte do país. 


Texto: José Reis

Fotos: DR

Ver também
Notícias