02/12/2021

O músico apresenta o espetáculo de Natal em homenagem ao amigo Ary dos Santos, numa viagem às composições e memórias que guarda dos anos em que, juntos, criaram poemas e canções. O concerto "Natal em Casa de Ary" acontece no dia 19 de dezembro, às 21h00, na Casa da Música, e os bilhetes estão já à venda.


José Carlos Ary dos Santos nasceu em 1936, Fernando Tordo em 1948.


Os (mais de) 10 anos de diferença nunca foram um obstáculo a que fossem, durante anos, companheiros e cúmplices na criação artística, na partilha de referências, na construção de narrativas intemporais, tendo assinado alguns dos temas mais emblemáticos (e reconhecidos) do cancioneiro nacional.


A casa de Ary, no número 23 da Rua da Saudade, em Lisboa, foi o epicentro deste encontro quase diário, desta cumplicidade que durou mais de duas décadas.


Um processo aparentemente simples, com uma aritmética bem definida: primeiro surgiam sempre as músicas dedilhadas por Tordo, logo preenchidas pelas letras de Ary que encaixavam (quase sempre na perfeição e à primeira) nas melodias criadas pelo autor.


Dali, daqueles momentos sem fim, daqueles períodos sem tempo definido, saíram alguns dos temas mais (re)conhecidos ainda hoje, como os (já clássicos) "Cavalo à Solta", "Tourada" ou "Estrela da Tarde".


Ary dos Santos faleceu em 1984. Mas, na memória de muitos, continua ainda bem presente.

 

Concerto na Casa da Música


Foi a pensar nisto – nas memórias que o tempo não apaga e que as vozes não vão calar – que o músico (amigo e cúmplice) Fernando Tordo propõe, nesta época, um “Natal em Casa de Ary”.


O músico transporta-nos, de forma quase literal, para a sala que, outrora, serviu de espaço de confidências e trabalho entre os dois músicos, para um palco que se veste de veludos, como se estivéssemos na sala do autor, a partilhar o espaço com os seus músicos e com um coro infantojuvenil.


Esta viagem será feita por muitos dos temas que marcaram várias gerações de ouvintes, parando também no disco “Operários de Natal”, que ainda hoje é considerado uma obra-prima na área das canções de Natal, sem esquecer “Quando um Homem Quiser”.


Esta noite (de um Natal antecipado) na Casa da Música, no dia 19 de dezembro, às 21h00, será mais um simples concerto. Será uma narração, em nome próprio, de um encontro que marcou a música portuguesa.


Cada canção preserva e perpetua, ainda hoje, uma memória. E são essas recordações, contadas na primeira pessoa, que ligarão todas as músicas partilhadas numa noite que, para além de mágica, presta tributo a um dos maiores letristas que a cultura portuguesa já conheceu.


Mais informações em: http://casadamusica.com


Ver também
Notícias