20/02/2026

A 7 e 8 de março, o espaço transforma-se num grande jardim, cheio de cor e formas delicadas, dando destaque a uma das flores mais icónicas e centenárias da cidade. No primeiro fim de semana de março, produtores e curiosos encontram-se num evento que, para além da exposição, contará com música, oficinas e muitas surpresas.

 

Março é o mês das Camélias no Porto. E já é assim há 30 anos. Em 2026, não será exceção e, a 7 e 8 de março, o Palácio da Bolsa será palco de mais uma edição da Exposição de Camélias do Porto.

 

Durante dois dias, o local reunirá vários produtores e apreciadores desta planta icónica, centenária e com história, juntando, no mesmo local conhecimento e curiosidade sobre esta flor que tem tanto de bela como de misteriosa.

 

Com entrada livre, a 30.ª Exposição de Camélias do Porto reunirá, no mesmo espaço, dezenas de produtores e colecionadores, que irão partilhar as suas espécies e concorrer aos prémios que, todos os anos, são distribuídos aos melhores exemplares expostos.

 

 

Mais uma vez, serão entregues prémios à Melhor Camélia, Melhor Camélia de Origem Portuguesa e à Melhor Ornamentação de Mesa / Arranjo Floral.

 

Durante os dois dias, a exposição contará ainda com várias atividades para todas as idades, com destaque para os espetáculos “A Traviata – A Ópera das Camélias”, da Ópera de Bolso (7 de março, 17h00), e “Sketch Flores – Épera à Moda do Porto”, do Quarteto Contratempus (8 de março, 17h00), para além dos concertos de Focus Sax Quartet (7 de março, 16h00) e de Altos do Bairro, dedicado à música antiga (8 de março, 11h30).

 

Durante os dois dias, haverá ainda vários workshops, com destaque para a oficina de reprodução de camélias, a cargo do Viveiro Municipal (7 de março, 14h00); para o workshop sobre a “arte do koredama”, da responsabilidade do coletivo Fios Suspensos (7 de março, 15h00); para um encontro sobre permacultura em vaso (8 de março, 15h25) e outro sobre a compostagem e vermicompostagem em permacultura (8 de março, 16h30), sob orientação do HortasLx.

 

 

A exposição contará ainda com animação itinerante, distribuição de camélias e surpresas que prometem surpreender, a cada minuto, os visitantes desta 30.º edição.

 

A Exposição de Camélias do Porto é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto e a International Camellia Society. Conta com o apoio da Infraestruturas de Portugal e com a Metro do Porto.

 

A entrada é livre e pode ser visitada nos seguintes horários: sábado, 7 de março, das 14h00 às 18h00; e domingo, 8 de março, das 10h00 às 18h00.

 

Texto: José Reis

Fotos: Rui Meireles

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias