Nos dias 8 e 9 de março, será apresentado “ÔSS” no Teatro Rivoli. Um espetáculo que junta a coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e a companhia Dançando com a Diferença.
“ÔSS” [osso, em crioulo] é um intrigante encontro entre a companhia Dançando com a Diferença e Marlene Monteiro Freitas, que explora as diferenças entre o sólido e o mole, as entranhas e a pele.
Em palco, este "osso" zela pelas orientações anatómicas e é um "revelador" de segredos. Nas palavras dos elementos da companhia Dançando com a Diferença, "dançamos com os nossos corpos, não apesar deles". “ÔSS” é um manifesto para todos partilharem, uma celebração que não conhece obstáculos.
A missão da companhia de dança inclusiva madeirense, sob a direção de Henrique Amoedo, é mostrar que há lugar para corpos não normativos na criação contemporânea.
A companhia já trabalhou com artistas como François Chaignaud, Tânia Carvalho e Vera Mantero. Agora, chegou a vez da coreógrafa cabo-verdiana colaborar com a companhia.
A Dançando com a Diferença regressa ao Teatro Municipal do Porto, depois de, em outubro de 2022, ter apresentado o programa “Blasons + Doesdicon”, com coreografias de François Chaignaud e Tânia Carvalho.
Marlene Monteiro Freitas também é um nome conhecido do público depois de ter já apresentado “De Marfim E Carne – As Estátuas Também Sofrem” (2016), “Bacantes - Prelúdio Para Uma Purga (2017) e dos espetáculos “Guintche”, “Jaguar” e “Mal – Embriaguez Divina”, num foco dedicado à artista.
“ÔSS” será apresentado na sexta-feira, 8 de março, e no sábado, 9 de março, às 19h30. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas do Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre e em tmp.bol.pt.
Este espetáculo conta com audiodescrição na sessão de dia 9 de março.