19/07/2021

Inaugurado em novembro de 2019, o Skate Park de Ramalde depressa superou todas as expetativas em termos de adesão, de tal forma que o Município do Porto decidiu avançar para a ampliação do recinto e aumentar a sua oferta de obstáculos, desta vez ao nível da vertente de rampa. As obras arrancam na próxima semana e deverão ficar concluídas em outubro deste ano.

 

A partir do próximo mês de outubro, o Skate Park de Ramalde passará a ter praticamente o dobro da sua área atual e a disponibilizar um conjunto de novos obstáculos aos seus muitos praticantes e entusiastas, especialmente ao nível da vertente de rampa.

 

As obras de ampliação, da responsabilidade da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, arrancam já a partir da próxima semana – precisamente dois anos depois do início da construção da primeira fase – e representam um investimento de cerca de 160 mil euros. O prazo de conclusão é de 75 dias.

 

Tal como sucedeu com a construção do primeiro Skate Park, instalado desde novembro de 2019 no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, a obra de ampliação foi também projetada pelo arquiteto e skater Francisco Lopez “França”, um dos principais especialistas na área, tendo já desenhado alguns dos principais parques do país.


Esta terça-feira o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a vereadora da Juventude e do Desporto, Catarina Araújo, puderam perspetivar o equipamento no seu futuro espaço, enquanto as crianças que participavam na Missão Férias aprendiam as primeiras manobras da modalidade.



O atual recinto tinha sido concebido especialmente para a vertente street skate, a mais praticada no nosso país, com obstáculos adequados para a prática do skate, BMX freestyle e patins em linha, desde o nível iniciante ao profissional.

 

A nova plataforma, que ficará ligada à existente por uma rampa inclinada, será agora dedicada à vertente de rampa, com uma nova oferta de obstáculos, incluindo a tão ambicionada Bowl, uma espécie de piscina vazia para manobras. A sua forma convexa, muito semelhante à forma das ondas, convidará muitos praticantes e até entusiastas do surf a procurar outras soluções quando as condições marítimas não proporcionarem a sua prática.


A vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, destaca “uma caraterística muito especial que é o cuidado da integração do equipamento neste parque fantástico, com total respeito e em harmonia com o espaço verde e com as árvores aqui existentes”.

 

A intervenção inclui ainda a criação de zonas de estadia, com bancos e papeleiras, assim como o reforço da iluminação pública no local.



Desde a sua abertura, o Skate Park de Ramalde superou todas as expetativas em termos de adesão, tendo sido muito bem acolhido por toda a comunidade skater da cidade, mas também pela própria Federação de Patinagem de Portugal, que ali decidiu organizar, em maio deste ano, a primeira etapa da recém-criada Liga Pro Skate, numa prova que serviu também de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a modalidade faz a sua estreia.

 

Em poucos meses, o novo equipamento municipal tornou-se num espaço de eleição para os muitos praticantes que estavam espalhados por outros pontos da cidade e que ali encontraram um local seguro e com todas as condições para treinarem as suas manobras e evoluírem neste desporto.


Catarina Araújo sublinha que “a aposta do Município numa modalidade como o skate é simples: foram os jovens que nos disseram que tínhamos que ter um equipamento com esta resposta. A comunidade de skaters, jovens e menos jovens, é tanta que sentimos necessidade de criar um espaço com as condições de conforto e segurança como este, para lhes poder proporcionar um local para a prática desportiva”.

 

Além da prática informal, o Skate Park do Porto disponibiliza aulas gratuitas para todos os que se pretendem iniciar na prática da modalidade. Inicialmente, as sessões eram realizadas apenas aos sábados e domingos de manhã, entre as 10 e as 12 horas. Contudo, dado à enorme procura registada, a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto decidiu alargar a oferta, passando a disponibilizar mais duas sessões durante a semana, às segundas e quintas-feiras, das 17,30 às 19,30 horas, além das já habituais ao fim de semana.

 

De acordo com a Federação de Patinagem de Portugal, o skate foi a modalidade com maior procura e desenvolvimento nas escolas portuguesas em 2020, com um crescimento de 20 a 25 por cento ao mês. Estima-se que em Portugal existam atualmente cerca de 80 mil praticantes ativos e mais 20 milhões em todo o mundo.

 

O objetivo do Município do Porto é que o skate – que fará a sua estreia este verão no programa Olímpico – seja cada vez mais reconhecido como um desporto saudável e gerador de boas práticas.

Galeria
Item 1 de 4
Ver também
Notícias