09/05/2023

“Delírio & Cura”, de Mr. Esgar, inaugura no sábado, 13 de maio, às 12h30. A exposição está patente no Gabinete Gráfico do Museu do Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, até 29 de julho. Nesse dia há visita comentada, gratuita, com o artista e as curadoras da exposição.

 

Uma amostra do portefólio de Mr. Esgar, o alter ego de Arnaldo Pedro, ou ainda de Esgar Acelerado, artista plástico, ilustrador, editor e professor de artes. É, atualmente, um dos ilustradores mais respeitados na cena urbana artística underground portuense. A investigadora e socióloga Paula Guerra assina a curadoria da exposição, em colaboração com Rita Roque, do Museu do Porto.

 

Desde os finais de 1980 que Mr. Esgar tem construído um imaginário de referência subversivo e alternativo na cena artística e musical da cidade do Porto.

 

Visando esse imaginário — que já é memória — a exposição “Delírio & Cura” percorrerá três espaços-tempo da obra de Esgar, com os discos da Chaputa! Records (2013-), uma editora de rock de garagem gerida por Esgar Acelerado e Themoteo Suspiro; o renascimento do Cru; os cartazes para os bares de rock, Cave 45 e Barracuda — Clube de Roque e a KISMIF Conference, um evento cultural internacional que promove a discussão sobre culturas underground, práticas DIY e artes urbanas.

 

Esgar Acelerado (Póvoa de Varzim, 1969) formou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Fundou a editora LowFly Records e assinou os argumentos das pranchas semanais de Superfuzz, no jornal BLITZ, compiladas em álbum pela Devir.

 

Fez ilustrações, banda desenhada e design para várias publicações e órgãos de comunicação social. Mentor da CRU — Revista Rasca e Vadia e do já extinto serviço de banda desenhada via e-mail CRU online. Produziu capas de discos (para editoras de vários países), cartazes, serigrafia e pintura. Expôs em diferentes locais do país. Está representado em coleções privadas nacionais e internacionais.

 

A exposição estará patente até 29 de julho, à segunda-feira das 14h00 às 18h00, e de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

 

O Gabinete Gráfico é um espaço do Museu do Porto que acolhe exclusiva ou maioritariamente exposições de artistas que se dedicam à prática gráfica a partir, e na cidade do Porto.

 

Imagem: Mr. Esgar. Etcetra, 2022

 

Ver também
Notícias