12/01/2022

De 18 a 23 de janeiro, o 90º aniversário do Rivoli conta com apresentações e espetáculos de Catarina Miranda, Palmilha Dentada, Erva Daninha, Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo, Helder Seabra (com a Instável – Centro Coreográfico), Jonathan Uliel Saldanha, Inês Campos & Teia Campos, Cláudia Varejão & Joana Castro, Pedro Neves Marques & Teresa Coutinho, e Sofia Arriscado & Costanza Givone. E é tudo gratuito. O programa foi apresentado por Rui Moreira, presidente da autarquia, e por Tiago Guedes, diretor do TMP, em conferência de imprensa.


A programação aposta, assumidamente, na criação cultural local, dando palco a diferentes artistas de diversas áreas que criam na (e a partir) da cidade.


Durante seis dias, o Rivoli propõe que se apaguem as 90 velas do grande bolo de aniversário em vários locais da cidade, confirmando a importância dos parceiros e de uma rede de apresentações na cidade.


Assim, e para além dos dois polos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), as diversas atividades chegarão também ao Coliseu Porto Ageas, ao Palácio do Bolhão, aos Maus Hábitos, ao cinema Passos Manuel e à Câmara Municipal do Porto, cruzando públicos heterogéneos e artistas com diferentes trajetórias.


E há propostas para todos os gostos: teatro, dança, circo contemporâneo, literatura, instalação, vídeo e música fazem parte de um programa gratuito durante os dias deste aniversário.



Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, presente na conferência de imprensa de apresentação do programa, o Rivoli é “uma janela privilegiada para o mundo olhar para o Porto e para a cidade olhar para o mundo”, numa referência ao muito que vai sendo apresentado nesta sala de espetáculo ao longo dos anos de vida.


Na sua intervenção, o autarca destacou os nomes que fizeram a história deste Teatro e fez menção à “resiliência” como uma das características mais valorizadas do espaço, fazendo o seu caminho e palmilhando a sua linha de atuação mesmo em tempos de incerteza.


Reflexo disso, assume, é a “a multidisciplinaridade do programa de aniversário” que se afigura como “um reflexo da cidade, demonstrando a vitalidade dos artistas” locais que criam a partir do Porto.

 

Dança, teatro e música no Rivoli


Comecemos pela casa-mãe: o Grande Auditório do Teatro Rivoli é o palco, neste aniversário, da estreia da nova criação de Hélder Seabra, bailarino e coreógrafo com reconhecido percurso internacional, para a Companhia Instável (dias 21 e 22, 21h30).



Lowlands” remete-nos para uma área onde a terra está abaixo do nível do mar e também para a teoria freudiana que compara a mente a um icebergue. Neste espetáculo Através de uma estética de dança e teatro físico e

experimental, visita-se o mundo de histórias internas que se desdobram para além da linguagem e da palavra.


Destaque ainda para a companhia Palmilha Dentada, que apresenta as últimas récitas do espetáculo “12 efeitos de luz”, em cena desde 12 de janeiro no Pequeno Auditório do Rivoli (dias 19, 20 e 22, às 19h30; dia 23, às 17h00).


Já o subpalco do Rivoli será palco do concerto de HHY & The Kampala Uni, projetos fundados por Jonathan Uliel Saldanha (Artista Associado do TMP nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022), com o artista na eletrónica e produção, a feroz trompetista e ativista ugandesa Florence Lugemwa e o percussionista congolês Sekelembele em ritmos híbridos (dia 22, 23h00).



Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, reconhece que os últimos anos foram “difíceis para os artistas da cidade”, fruto das circunstâncias sanitárias inerentes à pandemia, mas considera ser o momento certo para o aniversário feito com a criatividade da “casa”.


“São nove projetos, com mais de 90 artistas envolvidos”, destaca, acrescentado que, hoje, o Porto “é uma capital cultural e muito do que se faz na cidade é mostrado no país e até internacionalmente”.


Assim para o diretor do TMP, este aniversário é uma “ode aos artistas da cidade, agradecendo aos artistas pela resistência” em tempos difíceis.

 

Campo Alegre & Palácio do Bolhão


Já o Teatro Campo Alegre abre-se a duas duplas de artistas que trabalham também a partir do Porto.

Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo (que foram jovens artistas associados nas temporadas 2019/2020 e 2020/2021 do Teatro Municipal do Porto) apresentam “FINISSAGE”, objeto que tem como ponto de partida o universo do Museu de Arte Contemporânea, que desencadeia reações e comportamentos de natureza diversa e particular (dias 20 e 21, às 19h30)



Inês Campos & Teia Campos estreiam “Castor & Pollux – considerate lilia”, um projeto assumidamente biográfico em que as criadoras, irmãs, revisitam o arquivo de filmagens do pai (dia 20, 14h30; dia 21; 10h30 & 14h30: dias 22 e 23, 15h00).



Já a companhia Erva Daninha, uma das estruturas em residência no Teatro Campo Alegre, ao abrigo do programa “Campo Aberto” apresenta “Dual SIM” no Palácio do Bolhão (dias 22 e 23, 16h30)


Neste espetáculo, dois malabaristas assumem o desafio da partilha constante e obrigatória de todos os recursos, num estudo sobre a distribuição de objetos entre dois corpos, passes-receções-partilhas.

 

Edição especial dos Cadernos do Rivoli

A 20 de janeiro de 1932, a companhia Rey Colaço/Robles Monteiro inaugurou o Teatro Rivoli com a peça Peraltas e Sécias.


Desde então, muitos espetáculos e artistas passaram por um Teatro que, ao longo de nove décadas, soube resistir a intempéries, renovando-se e estabelecendo uma relação de intimidade com os portuenses.


São algumas dessas histórias que se revisitam no livro Cadernos do Rivoli 08-09, uma edição dupla a lançar no dia 19 de janeiro nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto (18h00),


Com edição de Tiago Bartolomeu Costa, o Cadernos do Rivoli 08-09 inclui textos de autores/as de várias áreas (ensaio, investigação teatral e coreográfica, literatura, história, economia, ciências sociais e humanas, dramaturgia e criação artística, arquitetura, design, gestão cultural).


A literatura está também presente nos 90 anos do Rivoli com duas sessões especiais do ciclo poético Quintas de Leitura no Coliseu Porto Ageas (dias 19 e 20, 22h00).


Convocam-se textos de nove poetas de gerações diferentes - Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, Alberto Pimenta, Ana Luísa Amaral, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Ana Paula Inácio, Daniel Jonas e Luís Ferreira -, todos indissoluvelmente ligados ao Porto.

 

Maus Hábitos & Passos Manuel


O espaço Maus Hábitos acolhe uma coleção de vídeo-retratos de coreógrafos em diálogo com uma escultura suspensa de uma baleia bicéfala.



“POROMECHANICS” é um projeto de Catarina Miranda, criado em diálogo com a peça “CABRAQIMERA”, apresentada em abril de 2021 no Rivoli, durante o DDD – Festival Dias da Dança.

Do outro lado da rua, o cinema Passos Manuel apresenta três obras audiovisuais que resultaram do projeto PAR(S), potenciando um diálogo entre as artes performativas e o cinema.


Serão exibidos os três filmes que resultaram no encontro das duplas de artistas Cláudia Varejão & Joana Castro, Pedro Neves Marques & Teresa Coutinho, e Sofia Arriscado & Costanza Givone.


A entrada para todas as atividades é gratuita mediante levantamento de bilhetes (num máximo de 2 bilhetes por pessoa, por espetáculo) na bilheteira do Rivoli ou na BOL, a partir das 10h00, nos próprios dias das sessões.

 

RTP associa-se ao aniversário


A RTP 2 associa-se aos 90 anos do Rivoli com a transmissão, a 22 de janeiro, de “Mal – Embriaguez Divina”, de Marlene Monteiro Freitas.


A última criação da coreógrafa nascida em Cabo Verde – recentemente galardoada com o Prémio Chanel Next – foi gravada no Teatro Rivoli no passado mês de setembro.


Toda a programação do 90º aniversário do Teatro Rivoli está já disponível em www.teatromunicipaldoporto.pt

Ver também
Notícias