01/03/2021

De 5 a 14 de março, o Teatro Municipal do Porto (TMP) apresenta um ciclo de programação online dedicado a Steve Reich, considerado um dos grandes nomes do minimalismo musical e um dos mais influentes compositores dos séculos XX e XXI. A partir de Drumming, icónica obra do autor, o programa intitulado Foco Steve compõe-se de várias atividades, incluindo a apresentação de uma emblemática peça da coreógrafa belga Anne-Térésa De Keersmaeker. 


O ciclo arranca na primeira sexta-feira de março, às 21h00, com a transmissão nas redes sociais do TMP (Facebook e Youtube) do concerto Steve Reich Highlights, do Drumming Grupo de Percussão. Fundado em 1999, este coletivo musical dirigido por Miquel Bernat tem-se afirmado como um importante projeto de música contemporânea a nível internacional. Após a estreia (gratuita e em direto), a atuação ficar disponível para visualização na sala virtual do teatro, com bilhete pago (3,50 euros), até 13 de março. 


Em paralelo, haverá uma conferência que procura “descortinar” o universo musical de Steve Reich, com o professor e investigador de composição musical Daniel Moreira. O evento é gratuito e realiza-se em direto, no dia 6 de março, às 15h00, nas referidas redes sociais do TMP.



A dança de De Keersmaeker ao ritmo de Reich 


Em 1982, a coreógrafa Anne-Térésa De Keersmaeker, fundadora da companhia Rosas, criou a peça Fase, Four Movements to the Music of Steve Reich. Já em 1998, voltou a inspirar-se no compositor nova-iorquino e estreou uma versão própria de Drumming, que transpunha para a dança a mesma complexidade da obra musical: uma sequência única de movimentos a servir de base às infinitas variações pelo tempo e espaço. O espetáculo foi apresentado no Rivoli, durante a na Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.  


Considerada uma das coreografias mais marcantes da criadora belga, a peça regressa ao local duas décadas depois, agora para uma exibição na sala virtual do TMP, de 12 (a partir das 21h00) a 14 de março. Os bilhetes também custam 3,50 euros. 



Aulas e uma conversa sobre o universo de De Keersmaeker


O programa do Foco Steve conta ainda com várias atividades complementares, como uma masterclass online, no dia 13 de março, orientada por Fumiyo Ikeda, bailarina e coreógrafa japonesa que colaborou e dançou várias peças de De Keersmaeker, incluindo Drumming. Para participar, os interessados devem inscrever-se através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt. A sessão tem uma lotação máxima de 16 pessoas e um custo de 2,50 euros. 


O mesmo email serve também para se inscreverem numa aula gratuita de Teresa Vez sobre a obra de Anne Teresa De Keersmaeker, no âmbito das sessões “História(s) da Dança”, marcada para as 15h00 de dia 13 de março.


Destaque ainda para uma conversa com a bailarina Margarida Ramalhete, que integra a companhia Rosas, moderada no mesmo dia, às 18h00, pela coreógrafa Né Barros.


Encontram informação adicional sobre este ciclo na página do TMP.

Galeria
Item 1 de 2
Ver também
Notícias