08/07/2025

O Batalha Centro de Cinema apresenta, entre os meses de julho e agosto, a exposição “O Fogo da Praia”, com curadoria de Sara Castelo Branco.

 

Partindo da praia enquanto espaço de encontro e transformação, a exposição reúne um conjunto de obras cinematográficas que refletem diversas dimensões deste território fronteiriço entre o terrestre e o aquático, e propõe uma abordagem sensível e crítica à praia, afirmando a sua relevância enquanto lugar geofísico, histórico, mítico, relacional e político.

 

Inserida no contexto do programa de cinema ao ar livre Oásis 3: Um Lugar ao Sol, a exposição oferece uma visita por diferentes espaços do Batalha, convocando a praia como um território de ligação entre pessoas, comunidades, humanos e não-humanos, numa época marcada por urgências ecológicas, humanitárias e políticas.

 

 

A seleção de filmes abrange diferentes formatos, géneros e temporalidades — da montagem fotográfica ao live action e à animação —, explorando a praia enquanto lugar de lazer, espaço de trabalho, extensão mística ou entidade política.

 

 

Inspirada no título de uma das últimas obras de Jean Epstein, a exposição inclui também trabalhos de Leonore Mau e Hubert Fichte, Rosalind Nashashibi, Luís Lázaro Matos, Dore O., Ben Russell, Basim Magdy, Patrick Bokanowski e Sohrab Hura.

 

“O Fogo da Praia” pode ser visitada gratuitamente entre os dias 10 de julho e 10 de agosto, de terça a domingo, entre as 14h00 e as 20h00.

Ver também
Notícias