29/03/2022

A 42.º edição do Festival Internacional de Cinema do Porto está de regresso ao Rivoli com a apresentação de 57 filmes, entre os dias 1 e 10 de abril. Do total de exibições, 26 são antestreias europeias e/ou mundiais, divididas por três competições. Pedimos a Mário Dorminsky, diretor do festival, que nos sugerisse os cinco filmes desta edição a não perder. 

 

O Fantasporto (ou Fantas) é um dos mais reconhecidos (e antigos) festivais da cidade do Porto e regressa para uma nova edição, que volta a apresentar alguns dos mais empolgantes e entusiasmantes filmes de drama, horror e ficção científica do panorama europeu e mundial. 


Depois de em 2021 ter decorrido no Hard Club, este é o regresso ao Teatro Rivoli, local que acolheu grande parte das edições anteriores. 


De entre os 55 filmes em antestreia nacional nas três competições, o Fantasporto apresenta 26 antestreias europeias e mundiais, facto inédito num evento cinematográfico em Portugal. A grande maioria dos filmes que vai ser exibida são de grandes produções”, afirma o diretor do festival. 


Os filmes são oriundos de 28 países, com especial destaque para as produções da China, da Coreia do Sul, das Filipinas, do Irão, do Japão, de Portugal e da Ucrânia, entre muitos outros países.  


Mas, no meio de mais de 50 filmes programados, o que ver? Pedimos a Mário Dorminsky, diretor do Fantasporto, a sugestão de cinco filmes que não devemos perder, para arranjarmos espaço (e agenda livre) no nosso calendário.  


Estas são as propostas: 


1 - “Saralish”, Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri (antestreia mundial) - 4 abril / 21h00 & 7 abril / 16h15 


“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, os homens dominam. Dois deles combinam a troca das filhas. Uma menina, Anar, é trocada por outra um pouco mais velha, Tara, sem se dar conta do que lhe está a acontecer e sem qualquer intervenção das mães. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens. Este filme recebeu o Prémio de Melhor Realização no Festival Lifft na Índia, e contará com a presença, no Porto, do realizador Yaser Ahmadi. 



 

2 - “The House”, Rick Ostermann - 2 abril / 21h00 & 8 abril / 21h15 


Esta é uma fábula política centrada num possível futuro próximo na Alemanha de 2029. Um jornalista proibido de escrever por ter caído em desgraça refugia-se na sua casa da ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam ao abrigo de perseguições dos poderosos. À medida que a situação política piora, a casa deixa de ser um refúgio seguro e transforma-se num poderoso adversário... Uma reflexão sobre a importância da tecnologia na vida dos cidadãos, mas também sobre os laços entre estes e o poder. O realizador Rick Ostermann estará presente na edição deste ano. 



 

3 - "Baby Assassins" - Hugo Sakamoto (antestreia europeia) - 3 abril / 21h00 & 9 abril / 23h15 


Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre que gostam de muita acção. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita. Assassínios fáceis e rápidos que lhes dão prazer são a receita para estas duas. As vítimas podem ser Yakuza ou apenas gente que lhes passa à frente, ninguém escapa.  



 

4 - "Escape from Mogadishu" - Seung-wan Ryoo - 6 abril / 20h30 


Baseado numa história real, passada em 1991, quando a Coreia do Sul e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países separados nas Nações Unidas. O embaixador da Coreia do Sul em Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu “inimigo”, o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massacres que decorrem nas ruas. Uma história de violência cega, mas também de humanidade, vencedora do Prémio da Associação de Críticos de Cinema e candidato aos Óscares 2022 pela Coreia do Sul. 



 

5 - "Confession" - Yoon Jong-seok (estreia) - 5 abril / 23h00 


Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando descobrir modos de esconder o sucedido, ele e a amante inventam uma história para eles plausível. Mas não contam com as pistas que deixam para trás. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério. Um filme cheio de reviravoltas inesperadas, a mostrar a vitalidade do cinema coreano. 



Toda a programação da edição deste ano está disponível em http://fantasporto.com.

 

Texto: José Reis  

Ver também
Notícias