28/11/2022

Em dezembro, há filmes de curta duração, numa edição especial de aniversário, repleta de celebrações por todo o país e com um programa à altura para comemorar a data no Porto. 

 

Organizada pela Agência da Curta-Metragem, a iniciativa é um convite ao encontro com o formato mais curto e original do cinema nacional e internacional. A Agência tem como mote o Solstício de Inverno, que abre portas à estação e que assinala também o dia mais curto do ano.

  

Este ano, o evento celebra o seu 10.º aniversário e apresenta quatro programas diversos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas. 

 

“Novas Curtas Portuguesas” 

Uma secção dedicada à inegável qualidade das curtas-metragens portuguesas, reconhecida em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos talentos. O programa atravessa os géneros da animação e ficção e inclui alguns dos favoritos do público na última edição do Curtas Vila do Conde. 


“Aos Dezasseis” (2022), Carlos Lobo


“Curtas do Mundo” 

Este programa apresenta curtas-metragens internacionais que têm como mote o humor. Desde uma viagem de reformadas pela Europa, passando pela realidade musical dos estafetas brasileiros, sem esquecer o espírito da época natalícia em tom de humor negro pela curta checa “A Glória da Malvada Eliz”, três obras de diferentes hemisférios prometem muitas gargalhadas a par de um olhar astuto sobre a sociedade contemporânea.


“A Glória da Malvada Eliz” (2021), Eliška Kováíková, Adam Struhala


“Curtinhas Para Todos” 

Conjunto de curtas-metragens direcionadas aos olhares mais juvenis (M/6), para lembrar que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limites.


“O Meu Nome é Medo” (2021), Eliza Płocieniak-Alvare


“Amiguinhos” 

O Dia Mais Curto do ano para crianças a partir dos 3 anos de idade e as suas famílias. A partir de uma seleção de filmes de vários países europeus do Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens, descobrimos diferentes encantamentos do cinema. 


“A Primavera Volta Sempre” (2021), Alicia Núñez Puerto


Aos programas propostos pela Agência da Curta-Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online. 


Sem fitas, seguimos rumo ao Dia Mais Curto, em salas por todo o país. Programa e bilhetes em www.odiamaiscurto.curtas.pt 

 

Programa no Porto 

03/12 · Casa das Artes do Porto 

18:00 → Curtinhas para Todos 

21/12 · Cinema Trindade 

19:30 → Programa Especial 

21/12 · Planetário do Porto 

17:00 → Novas Curtas Portuguesas 

21/12 · Galeria da Biodiversidade 

18:30 → Amiguinhos 

21/12 · Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto 

21:30 → Curtas do Mundo 


Ver também
Notícias