A 14 de julho, realiza-se mais uma edição da Corrida Portucale, com partida e chegada na zona ribeirinha do Porto.
O atletismo é uma das modalidades de maior popularidade na cidade, com eventos emblemáticos em todas as estações do ano. Desde 2015 que, a meados de julho, se realiza a Shamir Corrida Portucale, uma prova de 10 quilómetros disputada num cenário classificado como Património Mundial pela UNESCO.
No próximo dia 14 chega a 9.ª edição da competição, que inicia às 09h30 na Ribeira do Porto, mais concretamente na Avenida de Gustavo Eiffel, atravessa o tabuleiro inferior da ponte Luís I, segue pela marginal de Vila Nova de Gaia e inverte a marcha no Cais do Cavaco, para regressar em direção ao ponto de partida, onde também estará a meta.
A corrida dirige-se a atletas federados e também a amadores, incluindo corredores do desporto adaptado, desde que maiores de 18 anos.
Rui Muga, do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros, e a australiana Kate Mason, foram os vencedores na edição de 2023.
Durante a manhã também haverá espaço para passadas mais curtas. O evento incluirá, como é hábito, duas vertentes complementares sem fins competitivos: um percurso de cinco quilómetros, que poderá ser feito a correr ou a caminhar, e uma prova infantil de 500 metros, dirigida a crianças dos seis aos 10 anos.
As inscrições para as três distâncias podem ser feitas online, no portal da corrida, ou presencialmente, na sede da Eventsport (Rua da Bélgica, 2340, 4400-053 Vila Nova de Gaia), até às 23h59 horas de 13 de julho.
Apoiada pelas autarquias das duas cidades vizinhas, a Shamir Corrida Portucale é organizada pelo Centro de Atletismo do Porto e tem como madrinha de prova a maior figura do clube, a medalhada olímpica Rosa Mota.
Podem consultar neste documento os condicionamentos de trânsito e de estacionamento provocados pela competição.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Ágora/CMP