12/12/2022

Inserido no ciclo Galeria Energia, o encontro “Outros Antropocenos – O Apocalipse visto da Amazónia” acontece já na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, e será apresentada por Patrícia Vieira.


Como pensar o Apocalipse a partir de uma perspetiva indígena, para quem o fim do mundo é um acontecimento cíclico?


A nossa era geológica está profundamente afetada pelo impacto da humanidade, marcada por um colapso ecológico e pelo fim da realidade que conhecemos. A partir da obra de Denilson Baniwa, artista do interior da Amazónia, e em diálogo com filmes como Mad Max, Patricia Vieira reflete sobre o Antropoceno com base nas cosmovisões dos povos da Bacia Amazónica.



Patrícia Vieira é investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, trabalhando sobre Literatura e Cinema Ibéricos e Latino-Americanos, Estudos de Utopia e Humanidades Ambientais. Desde 2020 coordena o projeto ECO – Animais e Plantas em produções Culturais sobre a Amazónia.



A sessão, que decorre no dia 15 de dezembro, às 19h00, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é gratuita, sendo possível a reserva de bilhete, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt

Encontram mais informações no site da Galeria Municipal do Porto.


Texto: Galeria Municipal do Porto

Fotos cedidas por Denilson Baniwa

Ver também
Notícias