15/05/2023

A iniciativa — organizada pelo Batalha Centro de Cinema, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Clube Português de Cinematografia–Cineclube do Porto — é um fórum de debate em torno do cinema nacional que decorrerá no Batalha, no Porto, nos dias 6 e 7 de junho.

Estes encontros partem da Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português que aconteceu no Batalha em 1967. Organizado pelo Cineclube do Porto, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto, o evento foi fulcral para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal. A discussão reuniu intervenientes de vários pontos do país, desde jovens realizadores a cineastas consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas e várias personalidades da cultura portuguesa.

Em 2023, os mesmos organizadores propõem um novo encontro no Porto. Dividido em dois dias, o programa inclui quatro painéis de discussão liderados por investigadores convidados — Educação (Carlos Natálio), Produção (Mariana Liz), Crítica (José Bértolo) e Distribuição e Exibição (Paulo Cunha) — com a participação de representantes do setor, incluindo associações, produtoras, festivais e distribuidoras de cinema, docentes universitários e jornalistas.

O programa dos Novos Encontros, de acesso gratuito, tem início na terça-feira, 6 de junho, às 10h00, com uma sessão de apresentação.

 

Às 10h30, Carlos Natálio apresenta as conclusões da investigação na área da Educação, seguindo-se um debate com João Rodrigues (Filhos de Lumiére); João Mário Grilo; Lubanzadyo Mpemba (UNA — União Negra das Artes); Manuel Guerra; Miguel Dias (Curtas Vila do Conde); e Sílvia Bereny.

 

Da parte da tarde, às 14h30, Mariana Liz analisa o setor da Produção numa sessão seguida de um debate com as associações APAD — Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos; APCA — Associação Produtoras Cinema Audiovisual; APNEIA —Associação de Produtores do Norte e Empresários Independentes do Audiovisual; APR — Associação Portuguesa Realizadores; APTA — Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual; e PCIA — Produtores de Cinema Independentes Audiovisual.

Na quarta-feira, dia 7 de junho, José Bértolo apresenta, às 10h30, a investigação sobre Crítica e modera um debate com Luís Mendonça (À Pala de Walsh); Pedro Mexia; Rodrigo Francisco (Cineclube de Viseu/Argumento); Saguenail; Teresa Vieira; e Vasco Câmara. Às 14:30, Paulo Cunha analisa o setor da Distribuição e Exibição seguindo-se um debate com Ana Isabel Strindberg (Portugal Film/IndieLisboa); Dario Oliveira (Porto/Post/Doc); João Vitém (Filmin); João Matos (APORDOC/Doclisboa); Pedro Borges (Midas Filmes); Tiago Santos (Casa do Cinema de Coimbra/Festival Caminhos do Cinema Português).

 

Às 17h30, acontece uma sessão de balanço. O programa dos Novos Encontros termina às 19h15 com uma sessão de cinema — inserida no ciclo Seleção Nacional do Batalha — que integra os filmes “Altas Cidades de Ossadas”, de João Salaviza, e “Os Demónios de Alcácer Quibir”, de José Fonseca e Costa.

Dos Novos Encontros do Cinema Português resultará um documento público que traduzirá as reflexões e conclusões do processo de investigação, preparação e realização da iniciativa.


Programa completo:
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 9h30.

Terça-feira, 6 JUN
10h00 — Sessão de abertura

10h30 — Educação
Apresentação de investigação por Carlos Natálio

Debate:
Carlos Natálio (moderação)
João Rodrigues (Filhos de Lumiére)
João Mário Grilo
Lubanzadyo Mpemba (UNA — União Negra das Artes)
Manuel Guerra
Miguel Dias (Curtas Vila do Conde)
Sílvia Bereny

14h30 — Produção
Apresentação de investigação por Mariana Liz

Debate:
Mariana Liz (moderação)
APAD — Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos
APCA — Associação Produtoras Cinema Audiovisual
APNEIA —Associação de Produtores do Norte e Empresários Independentes do Audiovisual
APR — Associação Portuguesa Realizadores
APTA — Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual
PCIA — Produtores de Cinema Independentes Audiovisual

18h00 — Happy Hour/DJ Set com Teresa Vieira


Quarta-feira, 7 JUN

10h30 — Crítica
Apresentação de investigação por José Bértolo

Debate:
José Bértolo (moderação)
Luís Mendonça (À Pala de Walsh)
Pedro Mexia
Rodrigo Francisco (Cineclube de Viseu/Argumento)
Saguenail
Teresa Vieira
Vasco Câmara

14h30 — Distribuição e Exibição
Apresentação de investigação por Paulo Cunha

Debate:
Paulo Cunha (moderação)
Ana Isabel Strindberg (Portugal Film/IndieLisboa)
Dario Oliveira (Porto/Post/Doc)
João Vitém (Filmin)
João Matos (APORDOC/Doclisboa)
Pedro Borges (Midas Filmes)
Tiago Santos (Casa do Cinema de Coimbra/Festival Caminhos do Cinema Português)

17h30 — Encerramento e resumo dos Novos Encontros

19h15 — Sessão de Cinema (Seleção Nacional)
Altas Cidades de Ossadas, João Salaviza
+
Os Demónios de Alcácer Quibir, José Fonseca e Costa

 

Ver também
Notícias