19/03/2025

De um desporto que desconhecia até uma modalidade da qual não prescinde, o karaté é para Maria Cardoso parte fundamental da sua vida. Aos 20 anos, com mais de dez a praticar este desporto, sabe que o amor também se pode revelar através da prática diária do karaté, um amor que não nasceu com ela, mas que, assume, será para ficar.

 

O amor, esse sentimento comum a toda a humanidade, continua a ser um dos maiores mistérios da história. Não se consegue explicar o que é, descrever com precisão o que se sente, ser claro no que se vê.

 

O amor é essa sensação que apenas ganha sentido quando nos invade, sem percebermos como nem quando; que se apodera do nosso pensamento e até nos obriga a agir de uma forma que jamais pensaríamos ser possível.

 

Mas quando o amor surge à primeira vista… bem, aí, não há como negar.

 

Depois de experiências na natação e na ginástica, esse amor perfeito chegou de onde menos esperava: do karaté.

 

Maria Cardoso é atleta de alta competição, com conquistas nesta modalidade, de vitórias e medalhas. Educou-se com esta ambição de ser perfeita no desporto que não escolheu. Porque, aqui, o sentimento falou mais alto quando, pela primeira vez, viu um combate à sua frente.

 

Sem nunca ter visto nada deste género, esse amor ganhou ainda mais magia na forma como esse nada se tornou tudo.

 

Hoje, com mais de dez anos de prática, sabe que este é um amor para a vida toda.

 

O episódio já pode ser ouvido aqui.

 

Texto: José Reis

Fotos: Rui Meireles

Ver também
Notícias