Aos 13 anos, Nuno Moura tem espírito de vencedor. O jovem atleta entra em cada competição de ténis com a missão de vencer ou, pelo menos, superar-se em cada desafio. Promete dar que falar dentro dos courts e, um dia, levar o nome aos cartazes das maiores competições mundiais.
Há famílias que são verdadeiras influências para as gerações mais novas, que se transformam em exemplos para os filhos, para os netos e, até, nalguns casos, para os bisnetos.
Através de boas práticas, incentivam outros dos seus pares a praticarem um desporto que poderá ser o segredo bem guardado na procura do destino ideal.
Nuno Moura tem 13 anos e há dez que sabe o que é ser um campeão de ténis. Começou cedo, com uma raquete da sua altura, na companhia do tio, que via a jogar dentro do campo com a felicidade de quem encontrava ali motivo para dar mais sentido à vida.
Iniciou de forma lenta, a descobrir cada movimento, a perceber cada técnica, sempre com a vontade iminente de entrar na competição e ser o melhor na modalidade.
Hoje é um sub-14 com prémios conquistados e continua a lembrar essa época em que o tio era a sua maior – e única – referência, assim como os momentos em que o melhor amigo o desafiou a fazer cada vez mais e, por consequência, cada vez melhor.
O novo episódio já pode ser ouvido aqui.
Texto: José Reis
Foto: Rui Meireles