Nesta quarta-feira, 5 de novembro, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) dá início a mais um mês dedicado à exploração diversificada dos discos que compõem a sua coleção.
Naquela que é a primeira Hora de Ponta, com início às 18h00, o público é convidado a escutar uma seleção de músicas e discos que irá soar como uma verdadeira viagem a Trás-os-Montes, dando destaque à sua gente, tradições e música.
.jpg)
Já para as semanas que se seguem, sempre às quartas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00, as propostas não poderiam ser mais diversas.
No dia 12 de novembro, assinala-se o aniversário de Neil Young com 60 minutos ao som de temas do seu extenso trabalho, incluindo algumas colaborações.
.jpg)
No dia 19 novembro, por sua vez, celebra-se outra efeméride, o Dia Mundial da Televisão, que servirá de mote para uma Hora de Ponta dedicada à descoberta dos discos da FMP relacionados com a Televisão.
.jpg)
Finalmente, na última sessão temática do mês, a palavra de ordem será “krautrock”, através da audição de vários grupos alemães que, para muitos, foram os grandes pioneiros da década de setenta e de uma importância vital para o curso da música rock.
.jpg)
O penúltimo mês do ano fica ainda marcado pelo fim do ciclo de residências Nova Matéria, promovido pela Lovers & Lollypops na Fonoteca Municipal do Porto.
Depois do trabalho levado a cabo por Vasco Lé e Puçanga, assim como por Mynda Guevara, em novembro é a vez da compositora e investigadora galega Carme Lopéz mergulhar no acervo da FMP, tendo como tema de pesquisa as canções ligadas à tradição da raia galaico-portuguesa.
.jpg)
O resultado desta residência virá a público numa apresentação única, no sábado, 22 de novembro, às 18h00.
Para terminar, no sábado seguinte, 29 de novembro, a FMP abre portas às 11h00, para uma sessão de Escuta Ativa em torno de um disco escolhido por um dos nomes mais reconhecidos na nova geração de intérpretes e fadistas portuguesas: Gisela João. A entrada em todas as atividades da FMP é gratuita.
Mais informações em https://www.fonoteca.cm-porto.pt/.