06/09/2021

A Galeria Municipal do Porto inaugurou dois novos projetos expositivos — “Os novos babilónios / Atravessar a fronteira”, um projeto de Pedro G. Romero, e “Pandemic / I Don’t Know Karate, but I Know Ka-Razor!”, uma exposição de Filipe Marques, com curadoria de Isabeli Santiago e Juan Luis Toboso.

 

O artista e curador Pedro G. Romero propõe um projeto singular e simultaneamente multidisciplinar para a Galeria Municipal do Porto em “Os novos babilónios / Atravessar a fronteira”.


Partindo do conceito “Os novos babilónios”, desenvolvido pela Internacional Situacionista em torno do projeto “New Babylon” de Constant Nieuwenhuys, a exposição explora ideias como a psicogeografia, a deriva ou o urbanismo unitário, na sua relação com grupos nómadas, etnias ciganas, flamencos, exilados políticos e libertários. Uma investigação que procura explorar a sua genealogia, tendo como ponto de partida a cidade do Porto e o contexto transfronteiriço peninsular.



O projeto expositivo “Pandemic / I Don’t Know Karate, but I Know Ka-Razor!” resulta de um convite da Galeria Municipal do Porto ao artista Filipe Marques, ainda em 2019, para questionar conceitos presentes na sua obra, como a fragilidade a revolta e a autodestruição.


O artista apresenta um mundo feito por múltiplas camadas e interpretações acerca do abismo do desconhecido e da incerteza. Uma ação que se torna relevante, considerando o atual contexto de crise pandémica global.



As duas exposições têm entrada livre e podem ser visitadas até ao dia 21 de novembro. Toda a informação referente ao calendário e programação pode ser consultada na página da Galeria Municipal do Porto.

Ver também
Notícias