O programa completo do Batalha Centro de Cinema para os meses de setembro, outubro e novembro já se encontra disponível e com bilhetes à venda. Entre os destaques da programação, encontram-se as retrospetivas dedicadas a David Cronenberg e Lorenza Mazzetti, um ciclo sobre histórias de Moda e Cinema, um programa especial sobre a publicidade a partir do percurso do pioneiro portuense Raul de Caldevilla e uma instalação da artista panamense Ana Elena Tejera.
Entre 8 de setembro e 15 de dezembro, o Batalha dedica uma retrospetiva ao mestre do body horror David Cronenberg. “Às Voltas com Cronenberg” é a primeira mostra integral das longas-metragens do cineasta em Portugal, incluindo ainda uma seleção de curtas do realizador canadiano, assim como filmes de outros autores que o marcaram e obras abertamente influenciadas pelo seu cinema — de Nicolas Roeg, Julia Ducournau, Jeremy Shaw e Isadora Pedro Neves Marques, entre outros.
A segunda retrospetiva do trimestre é dedicada à obra da cineasta pioneira Lorenza Mazzetti (1927–2020), cofundadora do movimento Free Cinema em conjunto com Lindsay Anderson, Tony Richardson e Karel Reisz.
Com curadoria de Guilherme Blanc, Hanayrá Negreiros e João Sousa Cardoso, “Sobre-vestir: Histórias de cinema e moda” é o novo ciclo temático do Batalha.
Entre 2 de setembro e 1 de novembro, será apresentado um conjunto de filmes que explora narrativas da moda na história do cinema. Serão exibidas obras de Peter Greenaway, Lynn Hershman-Leeson, Kenneth Anger, Paulo Rocha e Akira Kurosawa, entre outros cineastas.
De 16 de setembro a 11 de novembro, é apresentado o programa especial Publicidade e Cinema: de Caldevilla ao Cinema Novo, a partir do percurso de Raul Caldevilla — fundador da Caldevilla Film e considerado o criador do filme publicitário em Portugal.
O ciclo, com curadoria de Eduardo Cintra Torres, Hugo Barreira e Pedro Leitão, inclui uma sessão comentada com uma seleção de filmes publicitários portugueses, rodados entre os anos 20 e os anos 70, “O Cerco” (1970), de António da Cunha Telles, e uma sessão com obras publicitárias realizadas por cineastas portugueses como Fernando Lopes e António de Macedo. No âmbito deste ciclo, será ainda apresentada uma exposição nos foyers do Batalha.
Um dos pontos altos da programação do trimestre é o acolhimento dos festivais Amplifest, BEAST, Queer Porto, Family Film Project, Festa do Cinema Francês, MICAR, Porto/Post/Doc, o projeto europeu Cauldron — focado no cinema analógico e com programação a decorrer no Batalha e no Laboratório da Torre —, e as Sessões Filmaporto, dedicadas a autores do Porto e a projetos filmados na cidade.
Dedicado ao património fílmico português, Seleção Nacional, com curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha, inclui filmes de Ana Luísa Guimarães, António de Macedo, Mariana Gaivão, João Mário Grilo, Fernando Lopes, Leonor Noivo, Lolo Arziki e Manoel de Oliveira, entre outros cineastas.
O ciclo Luas Novas — dedicado a nomes emergentes no cinema realizado em Portugal — apresenta o trabalho de Ana Mariz, a 15 de setembro, e de João Gonzalez, no dia 13 de novembro.
O programa destaca com sessões especiais O Dia Mundial da Animação, em parceria com a Casa da Animação, o 50.º aniversário do clássico de terror britânico “Don’t Look Now” (1973), de Nicolas Roeg; e o dia de Halloween com “Raw” (2016), de Julia Ducournau, integrado na retrospetiva de Cronenberg.
A 22 de setembro, o Centro de Cinema promove também o Big Show, um encontro anual dedicado à exibição de filmes finalistas de licenciatura, com o intuito de reunir a comunidade escolar de cinema do Porto num momento de partilha de práticas de produção, realização e ensino.
Nas Matinés do Cineclube, o Cineclube do Porto regressa à sua atividade de exibição da década de 1980, refletindo, em simultâneo, sobre a presença de obras de realizadoras nas programações de cinema da época. Para as sessões de outubro, foi dada carta branca ao projeto Cineclube 8mm, desenvolvido por crianças dos 8 aos 16 anos, que propõe um olhar histórico sobre a programação infantil do Cineclube. Em novembro, é recuperado o ciclo América… América…, focado num período pujante do cinema independente americano.
As Sessões para Famílias, quinzenalmente, aos sábados, incluem uma seleção de filmes para todas as idades como o clássico protagonizado por Audrey Hepburn, “Boneca de Luxo” (1961), de Blake Edwards, a animação japonesa “A Lenda da Serpente Branca” (1958), de Taiji Yabushita, e a sessão “Brincadeira de Rua”, com filmes de Nigel McIsaac e Leslie Daiken.
Em colaboração com a Solar — Galeria de Arte Cinemática, o Batalha convidou a artista Ana Elena Tejera a desenvolver um projeto instalativo, apresentado entre 21 de setembro e 19 de novembro nos Foyers do Batalha, que inclui elementos fílmicos e fotográficos produzidos no Panamá, entre 2022 e 2023.
Toda a programação está disponível, em detalhe, no site do Batalha.