07/02/2023

Após a apresentação da exposição "Astray" na Galeria Municipal do Porto em 2019, "Ideas" reúne o vasto corpo de trabalho da artista francesa. Está disponível a partir de sexta-feira, 10 de fevereiro.


A obra multifacetada de Caroline Mesquita engloba a instalação, a imagem em movimento e a escultura, sublinhando a complexa relação com volumes, materiais e espaços, enquanto explora os desdobramentos da identidade e os limites dos corpos.


Depois da sua exposição em 2019, com curadoria de Sofia Lemos, a Galeria Municipal do Porto lança "Ideas", a primeira monografia que reúne esboços, fotografias de instalação, e uma análise aprofundada da sua prática.



Coeditado pela Lenz Press e Passerelle Centre d'art Contemporain, a publicação atravessa a prática da artista desde a conceção da ideia à sua materialização, da desconstrução de personagens à criação de mundos em potência.



O extenso conteúdo visual desta publicação complementa-se por um ensaio crítico da curadora Fernanda Brenner, um ensaio do curador Loïc Le Gall, e uma entrevista com o curador Guilherme Blanc, num esforço para fornecer uma visão global da produção de Mesquita e o seu quadro de referências.


Entre 2018 e 2019, Caroline Mesquita apresentou dois momentos expositivos distintos em Portugal, fruto de uma colaboração entre a Galeria Municipal do Porto e a Kunsthalle Lissabon. "Astray (Prologue)" inaugurou em Lisboa no final de 2018, constituindo um prelúdio a "Astray", o projeto expositivo com curadoria de Sofia Lemos, apresentado na Galeria Municipal do Porto no ano seguinte. 


A partir desta sexta-feira, “Ideas” pode ser adquirido no balcão da GMP, ou através do website, em www.galeriamunicipaldoporto.pt.

Ver também
Notícias