28/06/2023

As habituais Rusgas voltam a sair à rua neste sábado, a partir das 18h30. No âmbito do programa das Festas de São João, o centro da cidade volta a acolher o desfile de todos os grupos representantes das freguesias e uniões de freguesia da cidade, num momento de partilha com a cidade. O momento terá transmissão em direto pelo Porto Canal.

 

Porque a tradição ainda é o que era, as Festas de São João não terminam sem a realização das habituais Rusgas. Os grupos estão prontos, os temas escolhidos, os figurinos preparados, as coreografias mais do que ensaiadas para uma tarde que promete ser de muita animação, tradição e de competição. Afinal, todas as rusgas a concurso querem ganhar a edição deste ano e suceder ao grupo que levou a melhor no ano passado, a rusga de Lordelo do Ouro e Massarelos.

 

A partir das 18h30 deste sábado, 1 de julho, os grupos partem da Rua de Passos Manuel, percorrem depois a Rua de Santa Catarina, a Rua de Fernandes Tomás, a Rua da Trindade e a Rua do Dr. António Luís Gomes.

 

O desfile termina com a atuação na Praça do General Humberto Delgado, com a Câmara do Porto como cenário de fundo, onde cada rusga será avaliada por um júri com representantes indicados pelas diferentes juntas e uniões de freguesia.

 

 

Para a edição deste ano, e após sorteio, a ordem do desfile será o seguinte:

 

  1. Ramalde
  2. Paranhos
  3. Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
  4. Bonfim
  5. Campanhã
  6. Lordelo do Ouro e Massarelos
  7. Cedofeita, Stº Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (Centro Histórico)

 

A rusga vencedora será anunciada pela Rádio Festival, parceira da iniciativa, no dia seguinte (domingo, 2 de julho), às 15h00, em direto na emissão regular da emissora.

 

 

Mas uma das novidades é que esta iniciativa de cariz popular pode ser seguida pela televisão: a edição deste ano terá transmissão em direto no Porto Canal, a partir das 19h30.

 

Todos os grupos participantes receberão um troféu de participação, desenvolvido pelo Lagrima Studio, da ceramista Maria Joana, que recorreu ao imaginário nacional da azulejaria para desenvolver um trabalho que desconstrói a ideia tradicional deste objeto e lhe acrescenta um toque de modernidade.

 

Devido à realização desta iniciativa, a circulação no centro da cidade sofrerá constrangimentos e alterações durante a tarde e noite de sábado, que podem ser conhecidos no documento em anexo.

 

Texto: José Reis

Fotos: Guilherme Oliveira 

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias