31/01/2024

No primeiro domingo de fevereiro de 2024, o Museu do Porto apresenta a sétima edição do Dia do Vizinho. São mais de oito horas de programação gratuita no Museu que celebra os romantismos da cidade e do mundo.

 

Estar junto é também cultura”, assinala Marta Bernardes, coordenadora do núcleo do Serviço Educativo do Museu do Porto. O encontro entre o museu e a sua vizinhança propõe 16 atividades cocriadas com cinco instituições culturais e com cinco coletivos formais e informais que habitam as imediações do Museu Romântico.

 

Foi para dar a conhecer a atividade dos espaços que compõe a sua rede que o Museu do Porto criou o Dia do Vizinho, um programa de domingo com atividades gratuitas para todas as idades.

 

 

A sétima sessão do projeto decorre no dia 4, entre as 10h00 e as 18h00, no Museu Romântico. Vizinhos e amigos do museu vão juntar-se aos monitores da iniciativa para desfrutar de visitas guiadas, oficinas, conversas, momentos de música e cinema, com direito a um final em festa.

 

Manhã para explorar as geografias e produções românticas

 

A primeira iniciativa do ano chega com energia renovada e novos laços: na sétima edição da iniciativa o Museu do Porto inaugura “Transbordo”, um programa de visitas-percurso partilhados e cocriados com instituições e artistas com quem partilha o território, colocando em diálogo os vários labores das suas produções.

 

Neste dia, além das várias propostas para o Museu Romântico, a programação estende-se à Confraria das Almas do Corpo Santos de Massarelos (10h30), ao Museu do Carro Elétrico (11h30), ao Museu Nacional Soares dos Reis (14h00) e à Galeria Municipal do Porto (15h00).

 

Na receção do Museu Romântico será apresentada uma mostra de produtos da Olhó Nobelo, projeto desenvolvido pela Associação de Moradores de Massarelos que, com esta iniciativa, reforça o combate ao isolamento social da sua comunidade.

 

 

Ao longo do dia, será projetado o filme “Mil Viagens Num Lugar”, realizado por alunos do 4.º ano da Escola Básica de Carlos Alberto, a partir de uma visita ao museu. Com coordenação da CLIA Anilupa, às 10h30, o filme inspirará uma conversa e uma visita guiada à exposição “Metamorfoses”.

 

Entre as 11h00 e as 12h30, o coletivo Arisca orientará a oficina para os mais novos, “Bichos Desenrolados”, a partir da observação dos animais representados na exposição. A manhã termina com uma Visita Focada, orientada pelo diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado. A visita tem início para as 12h00 e tem a duração de meia hora.

 

Tarde de oficinas, visitas e música  

 

A tarde retoma às 14h00, com a apresentação das obras de Domingos Sequeira, Augusto Roquemont, Francisca Almeida Furtado, Francisco José Resende e João António Correia, patentes no Museu Nacional Soares dos Reis.

 

O percurso pedonal será o pretexto para conhecer a figura romântica de Carlos Alberto de Savoia-Carignano, rei italiano que viveu o seu exílio no Porto numa residência junto ao Palácio dos Carrancas (atual MNSR) e a casa na Quinta da Macieirinha (Museu Romântico).

 

À mesma hora, o projeto Azul Cobalto orienta uma oficina de cianotipia botânica, onde os participantes podem experimentar uma prática de impressão com elementos naturais dos jardins do Museu Romântico.

 

À mesma hora, os mais novos podem brincar com a poesia de Júlio Dinis através da construção de desenhos inspirados pelas suas palavras e ritmos na oficina “Brincar no Jardim Romântico” e, às 14h30, na oficina “Detetives do Território” podem criar um mapa coletivo a partir dos Caminhos do Romântico.

 

Às 15h00, com a coordenadora do núcleo educativo da Galeria Municipal do Porto (GMP), Matilde Seabra, está agendado um encontro com o mundo vegetal numa visita guiada à exposição “Norte Silvestre Agreste”, seguida de percurso pelos jardins do Palácio de Cristal, terminando a visita com as plantas-murais de José Almeida Pereira no Museu Romântico.

 

Segue-se um encontro aos mundos e produções femininos na sensibilidade romântica, a partir de Aurélia de Sousa, Hilma af Klint e Emma Kunz, três artistas representadas nos salões Museu Romântico.

 

A Visita Focada arranca às 15h00 sob orientação de Marta Bernardes e tem a duração de meia hora. A tarde culmina às 16h15 com uma conversa entre vizinhos que tratam e vivem os espaços verdes circundantes do Museu Romântico e, às 17h30, os estudantes e professores da Escola de Música Guilhermina Suggia apresentam um concerto de sonoridades da época.

 

Para encerrar o dia, há um momento de confraternização entre amigos e vizinhos, a partir das 18h00.

 

Todas as atividades têm acesso gratuito, mas requerem inscrição através do preenchimento de formulário. Para mais informações podem contactar o Serviço Educativo do Museu do Porto.

Ver também
Notícias