As sessões de Escuta Ativa estão de regresso à Fonoteca Municipal do Porto, depois de uma breve pausa de verão. A sessão de rentrée, agendada para o último sábado deste mês, dia 30 de setembro, às 11h00, terá como anfitriã Né Santelmo que, convidada a escolher um disco do acervo, propõe o incontornável primeiro álbum da banda Ban, “Surrealizar”.
Né Santelmo licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Desde então, trabalha como designer de comunicação, contando no seu vasto percurso com a fundação, com Ana Menezes, do Pã Design, Porto (1990-2003), atelier responsável pela Imagem global da Culturporto | Rivoli entre 1997 e 2001, assim como diferentes trabalhos para entidades culturais, tais como o Museu de Serralves, a Casa Camilo, o Museu de Barcelos e o CRAT.
Designer premiada, Né Santelmo está representada na edição “Dicionário de personalidades Portuenses do séc. XX”, da Porto Editora (2001) e integrou a exposição “Errata: uma revisão feminista à história do design gráfico português”, de Isabel Duarte e Olinda Martins.
Desde cedo bastante ligada à música, em colaboração com o também designer João Nunes – com quem também desenvolveu trabalhos de criação de imagem para diversas marcas, bem como criação de ilustrações de personalidades do Porto –, assinou o design de algumas capas de discos, entre as quais a do disco que agora servirá de mote para esta manhã de escuta conjunta da Fonoteca, aberta ao público e à conversa.
Com periodicidade mensal, até dezembro, as sessões de Escuta Ativa da Fonoteca Municipal do Porto terão como convidadas Susana Moreira Marques, Ana Deus e Filipa Ramos, em datas a anunciar em breve.