07/11/2023

O coração da cidade volta a ser o palco dos grandes concertos deste Natal, com a iluminação da Árvore de Natal agendada para o dia 1 de dezembro, data em que a praça acolherá ainda um concerto gratuito de Diogo Piçarra. Para além do palco nos Aliados, a animação desloca-se ainda para a Cordoaria, com um Mercado de Natal para todos os gostos, animação itinerante, um carrossel parisiense e o regresso da pista de gelo ao Largo do Amor de Perdição.

 

Depois de em 2022 os Jardins do Palácio de Cristal terem acolhido uma programação que comemora a época mais especial do ano, o Porto prepara o coração da cidade para receber uma programação especial e pensada para toda a família.

 

Neste ano, parte da programação do Natal de 2023 concentra-se na Avenida dos Aliados, com a habitual Árvore de Natal e um palco que concentrará grandes nomes da música nacional. O primeiro grande momento está agendado para o dia 1 de dezembro, com a iluminação da Árvore e das ruas com as tradicionais cores e formas desta época do ano.

 

Logo depois, o palco acolhe um concerto gratuito de Diogo Piçarra, que regressa ao Porto para apresentar os seus maiores sucessos. O músico promete ainda estrear novos temas, que serão editados num novo disco, a ser lançado em 2024. O concerto está marcado logo após a iluminação do centro histórico.

 

 

O palco colocado nos Aliados receberá ainda uma panóplia de sons e artistas que prometem tornar este Natal ainda mais diverso e multicultural.

 

No dia 9 de dezembro, às 18h00, o músico alentejano Buba Espinho junta-se aos Bandidos do Cante para um concerto que percorre o último disco do músico. O concerto acontece num momento especial, quando passam nove anos desde que o cante alentejano foi considerado Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

 

 

Uma semana depois, o palco dos Aliados acolhe “A Filarmónica no Natal no Porto”, um encontro agendado para as 18h00 que contará com os clássicos da época executados pela Banda Marcial da Foz em colaboração com os Alumni e atuais alunos da Universidade do Porto, sob a direção do maestro Manuel da Costa.

 

Uma semana depois, o projeto municipal Desporto no Bairro, que contou com a quarta edição este ano, promete um encontro com a cultura urbana, num espetáculo que conta com momentos de breaking, street basket, surf e skate, numa performance com coreografia do atleta Max Oliveira. A apresentação decorre às 21h00.

 

 

A fechar os grandes concertos nos Aliados, a 23 de dezembro decorre o momento mais mágico deste Natal na cidade: a cantora Sofia Escobar, vimaranense que extravasou fronteiras e é hoje uma das vozes nacionais mais requisitadas para espetáculos musicais a nível internacional, junta-se à Orquestra Juvenil da Bonjóia a partir das 18h00. O concerto promete os grandes temas desta época por uma das melhores vozes nacionais.

 

Pista de Gelo e Mercado de Natal na Cordoaria

 

Para além da Avenida dos Aliados, grande parte da programação desta época festiva concentra-se no Jardim da Cordoaria, que se transforma num verdadeiro Bosque Encantado. Irá acolher o habitual Mercado de Natal, com propostas diversas e excelentes presentes para os mais próximos.

 

O espaço acolherá ainda um conjunto de propostas itinerantes, que prometem contagiar com a magia do Natal todos aqueles que se juntarem no local. Há figuras de grandes dimensões, grupos que prometem dar mais cor e ritmo a esta época, oficinas para toda a família e uma oferta diversa de espetáculos de teatro, dança, música, circo e exposições, entre muitos outros.

 

Um dos destaques vai para o regresso da pista de gelo, que ficará instalada no Largo do Amor de Perdição e que fará as delícias de todos os curiosos, mais ou menos experientes. A utilização será gratuita, assim como o carrossel parisiense, que se irá erguer junto ao Mercado de Natal e promete transportar público para memórias de outros tempos.

 

O Natal estende-se ainda ao Mercado do Bolhão, com propostas que aproximam ainda mais as pessoas do espaço recentemente reabilitado, criando momentos de pura magia entre produtos tradicionais e fruta da época.

 

Os mercados de rua da cidade também se vestem de Natal, com produtos alusivos à época e com muitas surpresas.

 

Mas um dos espaços que mais curiosidade suscitará será a Casa do Pai Natal em pleno centro da Cordoaria, que receberá os pedidos de última hora dos mais pequenos…, mas só aqueles que se portaram bem ao longo deste ano! O velhinho das barbas brancas estará lá todos os dias, para ouvir o que queremos neste ano e sermos surpreendidos na noite mais longa do ano, com os desejos mais secretos que só ao Pai Natal confessamos.

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias