25/08/2022

A disciplina olímpica volta ao rio Douro a 4 de setembro, com mais de duas centenas de nadadores. 


Foi já no distante ano de 1979 que o Douro recebeu a última edição da Travessia do Porto a Nado, uma competição de águas abertas criada em 1916. No primeiro domingo de setembro a natação de longa distância regressa finalmente ao rio, com a primeira edição do Douro Bridges - Porto & Gaia Open Water


Integrado no circuito nacional de águas abertas, o evento é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio das autarquias de Porto e Vila Nova de Gaia e sob supervisão da Federação Portuguesa de Natação. 


As inscrições na prova decorrem até 28 de agosto e estão já confirmados mais de 200 atletas (a organização estima atingir os 300). 



O percurso que os nadadores vão enfrentar tem aproximadamente quatro quilómetros, com início no Cais da Ribeira do Porto, a partir das 09h30. A linha de partida estará situada a 150/200 metros da Ponte Luís I, orientada em direção à foz do Douro. 


Já a meta flutuante será instalada junto à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, sendo a hora limite para a conclusão da prova as 11h15. 



Foi precisamente nesta vertente de águas abertas que no passado dia 21 de agosto a atleta olímpica Angélica André, que representa o FC Porto desde 2021 depois de oito anos no Clube Fluvial Portuense, conquistou uma medalha histórica para a natação portuguesa. 

Ver também
Notícias