22/08/2022

Angélica André conquistou o bronze nos 10 km de águas abertas e esteve perto do pódio também nos 5 km.


A atleta olímpica Angélica André alcançou este domingo um feito histórico para o desporto nacional: conquistou a primeira medalha da natação feminina portuguesa em grandes competições internacionais de águas abertas.


Na 36.ª edição dos Europeus de Natação, realizados em Roma, a nadadora do Futebol Clube do Porto terminou na terceira posição da prova de 10 km de águas abertas, conquistando assim a medalha de bronze. A portista ficou a apenas três segundos da alemã Leonie Antonia Beck e a 1,2 segundos da italiana Ginevra Taddeuci, primeira e segunda classificadas.



A façanha em águas mediterrâneas esteve perto de ser ainda maior. No dia anterior, Angélica André ficou no quarto lugar da competição de 5 km de águas abertas, a um escasso décimo de segundo do pódio. 


A sua medalha foi a terceira para Portugal neste campeonato europeu, depois dos bronzes de Gabriel Lopes (200 metros estilos) e Diogo Ribeiro (50 mariposa) na natação pura, o que se configura como a melhor prestação portuguesa de sempre.



Angélica André representa o FC Porto desde 2021, mas antes nadou durante oito anos por outro emblema da cidade: o Clube Fluvial Portuense. Aos 27 anos, e depois de muitos títulos, recordes e participações em campeonatos europeus, mundiais e olímpicos, diz estar a viver “o melhor momento” de uma carreira que lhe tem trazido mais do que medalhas, como contou à Ágora numa entrevista recente.


Texto: Francisco Ferreira

Fotos: Federação Portuguesa de Natação

Ver também
Notícias