18/08/2025

De 22 de agosto a 7 de setembro, a Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal para mais semanas dedicadas às letras, nas suas diferentes formas. A Concha Acústica é o palco de encontro com nomes consagrados e emergentes, com mais de duas mãos cheias de propostas musicais programadas pela empresa municipal Ágora.

 

Das primeiras horas às últimas horas desta edição da Feira do Livro do Porto, há tempo para passear entre autores, ler com vagar cada página dos livros que povoam os Jardins e… tempo para acalmar e escutar palavras cantadas pelas vozes (e instrumentos) de vários artistas nacionais.

 

A Concha Acústica volta a ser o palco privilegiado para um final de tarde de toadas heterogéneas, num reflexo da diversidade que este certame consegue alcançar, todos os anos.

 

O ciclo “E o Coração que o Conte / Quantas Vezes já Bateu pra Nada”, verso “roubado” ao tema “Balada da Rita”, de Sérgio Godinho – que mais não é que o autor homenageado nesta edição -, conta com espetáculos para todos os gostos musicais e ainda duas conversas ao vivo, com a participação de dois músicos.

 

 

Os concertos são sempre às 19h00 e arrancam a 22 de agosto com a apresentação dos MESA, banda de Mónica Ferraz e JP Coimbra, que regressa depois de um período de silêncio, na comemoração dos 20 anos do lançamento do primeiro disco.

 

No dia seguinte, 23 de agosto, o palco será de Luís Severo, no ano em que completa dez anos de carreira e prepara novo disco.

 

 

A 24, destaque para Jorge Cruz, que apresentará ao vivo “Transumante”, disco que o traz de volta aos palcos depois de uma ausência de cinco anos.

 

No dia 26 de agosto, um nome que dispensa apresentações: Manel Cruz, o músico de voz inigualável, apresenta-se ao vivo e promete surpresas e temas que todos iremos cantar em coro.

 

 

A 27, será a vez do projeto Calíope, composto pelas cantoras Marta Hugon, Elisa Rodrigues e Joana Alegre, encheres os jardins de música, num claro empoderamento feminino na arte de bem cantar.

 

A 28, mais um momento único nesta edição: “Ritmos e Palavras com Sotaque do Norte” apresentam quatro artistas femininas e quatro artistas masculinos em palco para elevar a palavra, numa performance que combina rap e spoken word. Com direção de Denise e Keso, conta com a participação de Malva, de Muleca XIII, de Kali, de Zé Menos, de Chek 1 e de Riça.

 

Pop, rock e um momento muito especial

 

As vozes femininas são, de resto, uma marca destacada neste ciclo de concertos mais intimistas na Concha Acústica. Prova disso é a apresentação da cantora Bia Maria (a 29), de Márcia (a 30), dos Três Tristes Tigres (com a voz de Ana Deus aos comandos, a 31) e de Lula Pena (a 2 de setembro).

 

 

Porque as palavras também ganham destaque nas cordas de um instrumento, o final de tarde de dia 3 de setembro será da responsabilidade do guitarrista Pedro Jóia.

 

A 4 de setembro, os NAPA apresentam-se no Porto com temas novos e a música que representou Portugal, este ano, no Festival Eurovisão da Canção.

 

 

No dia seguinte, será a vez da dupla Lavoisier subir a palco, antes ainda de Tomás Wallenstein, líder dos Capitão Fausto, a 6 de setembro.

 

Por último, como uma cereja perfeita no topo do bolo, haverá concerto muito especial de Sérgio & Os Assessores, que contará com a participação de Manuela Azevedo, vocalista dos Clã. A forma perfeita de terminar este ciclo de concertos com palavras que saem da alma e ganham a forma de coração.

 

Jazz no Lago dos Cavalinhos

 

Mas o ciclo de música nesta edição da Feira do Livro não se fica por aqui. Mais uma vez, a associação Porta-Jazz apresenta três propostas no Lago dos Cavalinhos, convertendo as manhãs de domingo em momentos pensados para toda a família.

 

No dia 24 de agosto, o projeto PAIRA, quarteto constituído por João Dias (trompete), Gil Silva (saxofone), Pedro Molina (contrabaixo) e Gonçalo Ribeiro (bateria).

 

 

A 31, será a vez do contrabaixista Demian Cabaud apresentar “Árbol a Dentro” ao vivo, e a fechar este ciclo, a 7 de setembro, um concerto do contrabaixista João Próspero, com acompanhamento de Joaquim Festas (guitarra), Miguel Meirinhos (piano) e Gonçao Ribeiro (bateria).

 

Os concertos arrancam às 11h30 e terão a acompanhar uma oficina, “Desenhar ao Som”, destinada a todas as idades.

 

Podcasts ao vivo na Concha Acústica

 

Porque a música também pode (e deve) ser falada, o final da tarde das duas segundas-feiras que compõem a Feira do Livro do Porto serão dedicadas à gravação de dois podcasts ao vivo.

 

O primeiro, a 25 de agosto, será “Assim ou Assado” e contará com a participação de Marco Neves e Sam The Kid. Já a 1 de setembro, terá lugar “O Que Cresci Ouvindo”, com as intervenções de Ivan Lima e Rui Reininho.

 

A programação da Feira do Livro do Porto pode ser consultada, na íntegra, aqui.

 

Texto: José Reis

Foto: Guilherme Costa Oliveira (2024) e DR

Ver também
Notícias