16/12/2022

A próxima edição dos Cursos Breves do Museu da Cidade assinala os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões. Segundo José Meirinhos, orientador do curso, o programa propõe aos participantes uma leitura expandida desta epopeia: do antes ao agora.

 

Editado pela primeira vez em 1572, "Os Lusíadas" será o ponto de partida para ler e discutir Camões, o autor e a sua poesia, à luz dos contextos histórico e contemporâneo. O curso está organizado em quatro sessões, orientadas por José Meirinhos, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretor do Departamento de Filosofia. Cada sessão será dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje.

 

"Os Lusíadas entraram no nosso imaginário, na nossa cultura. A obra constitui sempre uma reflexão sobre o tempo presente", revela José Meirinhos. Dos diferentes temas a abordar, o orientador da 12.º edição dos Cursos Breves destaca o destino, a ciência e a religião, mas também a riqueza do conteúdo e ritmo dos versos de Camões.

 

A primeira sessão, a partir da análise do primeiro canto "O concílio dos deuses e o destino dos portugueses", contextualizará o autor, a obra e a sua incorporação pela cultura portuguesa; na segunda sessão, os participantes terão a oportunidade de, a partir da personagem do Velho do Restelo, refletir sobre Portugal e a contrariedade; na terceira sessão, o foco incide sobre a ideia de metamorfose pelo amor (a partir do canto IX); por fim, o curso encerrará com um debate a respeito do futuro de Portugal a partir do estudo do canto X.

 

As sessões decorrem todas as segundas-feiras de janeiro, nos dias 9, 16, 23 e 30, entre as 18h00 e as 20h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. As inscrições estão abertas até ao dia 6 de janeiro e podem ser feitas online.


Imagem: Gravura de "Os Lusíadas, poema épico de Luís de Camões" (pormenor). Paris, 1817 (BPMP RES-XIX-C-54) 

Ver também
Notícias