16/05/2023

Na cerimónia de receção aos campeões europeus esta segunda-feira na Câmara do Porto, Rui Moreira destacou o regresso da taça à cidade, após 33 anos de espera, e o seu “significado especial”.

 

O presidente da Câmara do Porto lembrou o simbolismo do título alcançado, não só por ser um dos “clubes históricos da cidade”, mas também por ser “um dos maiores embaixadores do nome – e da alma – da cidade do Porto”.

 

O autarca ressalvou o título de campeão europeu do FC Porto e o seu “significado especial depois de 33 anos de espera”. “Mas não foram desesperantes, pois tínhamos a certeza de que a taça regressaria”.

 

 

 

Rui Moreira deixou ainda palavras de agradecimento ao “capitão Reinaldo Garcia, a todos os jogadores que conduziram o FC Porto à final da Liga dos Campeões e protagonizaram a heroica vitória que hoje aqui celebramos”. Lembrou ainda lendas incontornáveis do hóquei como “Vítor Hugo, Franklim, Tó Neves e Realista, que venceram a última taça dos campeões europeus em 1990”, sem esquecer os nomes que sucederam a Pinto da Costa nesta secção, como Ilídio Pinto e Eurico Pinto, seu filho.

 

Além da equipa técnica, médica e administrativa da equipa portista, também Pinto da Costa foi homenageado. “Trata-se, pois, de um título especial no inigualável palmarés do presidente mais titulado do mundo”, na secção onde há quase 60 anos começou a carreira como dirigente do clube, frisou Rui Moreira.  No final, foi das mãos do presidente da Câmara do Porto que recebeu uma oferta simbólica pelo percurso enquanto dirigente portista.

 

 

 

“Orgulho de ter o nome da cidade do Porto no nosso clube”

 

Pinto da Costa destacou o facto de a homenagem aos campeões europeus estar a ser feita na “casa da cidade do Porto, a casa de todos os portuenses. Casa onde todas as coletividades têm grande orgulho em estar presentes”, afirmou.

 

Lembrou ainda o “interregno de 12 anos em que apesar das grandes vitórias, estas portas estiveram fechadas”. “Desde que este presidente assumiu o seu lugar, estas portas abriram-se e nós viemos sempre cá com grande alegria e satisfação”, evidenciou. “Há algo que nos orgulhamos muito, ter o nome da cidade do Porto no nosso clube”, rematou o dirigente portista.

 

 

 

No final do discurso, Pinto da Costa entregou a Rui Moreira uma fotografia da equipa campeã captada quando esta recebeu o troféu no Museu do FC Porto, no Dia da Europa, a 9 de maio, e ainda uma camisola assinada por todos os atletas.

 

Texto: Sara Oliveira

Fotos: Guilherme Costa Oliveira 

Ver também
Notícias