29/10/2020

Com o objetivo promover estilos de vida saudáveis, motivar para a prática regular de atividade física, potenciar o envelhecimento ativo e mitigar os efeitos dos fenómenos de exclusão social, a Câmara do Porto vai proceder à instalação de equipamentos desportivos em 18 espaços verdes da cidade.


Os locais a intervencionar, identificados com o apoio das várias Juntas de Freguesia, vão receber dois tipos de estrutura: equipamentos fitness ou bio saudáveis e circuitos de manutenção.


De acordo com o caderno de encargos, os 18 espaços verdes contemplados com a instalação de equipamentos desportivos são: Castelo do Queijo, Jardim do Calém, Parque da Pasteleira, Palácio de Cristal, Jardim Machado de Assis (Foco), Praça dos Álamos, Jardim Sarah Afonso, Jardim de Ezequiel Campos, Jardim Paulo Vallada, Jardim do Conhecimento/ Alameda Eça de Queirós, Jardim de Arca d'Água, Parque infantil da Areosa, Jardim de Belém, Parque de S. Roque, Praça da Corujeira, Avenida da Cidade de Xangai, Parque infantil de Cervantes, Parque do Covelo.


O concurso público para a empreitada de instalação de equipamentos desportivos nestes espaços verdes, lançado pela Câmara do Porto, através da GO Porto - Gestão e Obras do Porto, está em curso. A empreitada, com um preço-base de 646.000 euros, tem um prazo de execução de 180 dias. O período de entrega de propostas decorre até às 17 horas do dia 13 de novembro.


Este é mais um passo no sentido de melhorar a qualidade de vida dos munícipes através do usufruto dos espaços verdes. A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal, que se encontra em discussão pública, estabelece o objetivo de duplicar a área verde de acesso público, através da criação, ampliação ou requalificação de parques e jardins públicos.

Ver também
Notícias