23/04/2021

Os Contratos de Desenvolvimento Desportivos celebrados com 17 associações e federações desportivas abrangem 60 clubes da cidade – mais 20 do que há um ano – e incluem, pela primeira vez, o karaté, o judo e o taekwondo, num investimento que ronda agora os 150 mil euros e vai beneficiar seis mil jovens atletas.


A Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, formalizou esta sexta-feira, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, a assinatura dos Contratos de Desenvolvimento Desportivo referentes à época desportiva 2020/2021.


Tal como tinha sido anunciado em dezembro último, o Município passa a garantir o pagamento das inscrições dos atletas de formação, em contexto competitivo, a cada três meses, ao invés de apenas no final do ano, numa medida que visa reforçar, no imediato, o fundo de caixa dos vários clubes e coletividades da cidade.


“Podemos não conseguir planear a longo prazo, mas podemos, no imediato, garantir as melhores condições para que os diversos agentes desportivos possam continuar a desempenhar o seu importante trabalho junto da sociedade e, em especial, junto dos mais jovens”, afirmou Rui Moreira, presidente da autarquia, no discurso que proferiu durante a cerimónia, onde também esteve presente Catarina Araújo, vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto.


Ao todo, foram celebrados 17 Contratos de Desenvolvimento Desportivo, que abrangem agora 25 modalidades desportivas e 60 clubes da cidade – mais 20 do que há um ano.


Depois da entrada do surf, em 2020, os novos contratos passam a englobar, pela primeira vez, também o karaté, o judo e o taekwondo, as três artes marciais com maior expressão na cidade, com mais de meio milhar de praticantes só nos escalões de formação.


Mas, “para além de uma maior abrangência ao nível das modalidades, quisemos ser ainda mais inclusivos, reforçando também o apoio ao desporto adaptado”, destacou o autarca. 


Assim, e dado que nem todas as associações englobavam esta vertente, foram acrescentadas, no atual quadro de apoio, três novas entidades: a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual e a Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto. No conjunto destas três associações, serão mais de 270 jovens a beneficiar deste apoio.


Até final do ano, o Município do Porto prevê pagar a inscrição de quase 6 mil atletas dos escalões de formação, num investimento que deverá rondar os 150 mil euros.


“É um aumento de quase 50 por cento relativamente ao ano passado, o que significa que vamos realizar o mais investimento da década no desporto de formação", adiantou o presidente da Câmara do Porto, lembrando que o desporto “atravessa um momento particularmente difícil” e que os escalões de formação “foram os mais afetados por esta crise pandémica, só agora conseguindo retomar a sua atividade”.


Para Rui Moreira, “cancelar o desporto não é opção" e, por isso, "urge, também, colmatar o severo impacto das medidas de contingência, a exemplo do que sucedeu nos restantes países europeus.”


Localmente, o Município do Porto acionou várias medidas e apoios extraordinários para permitir que os agentes desportivos conseguissem dar resposta aos constrangimentos causados pela pandemia, como a criação de uma Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto, no valor de 216 mil euros, a duplicação do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, que passou a dispor de 800 mil euros, ou a isenção de pagamento de todas as infraestruturas desportivas da rede municipal.


No início de abril, lançou ainda um apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade desportiva, através de uma “Linha de Incentivo aos Clubes da Cidade do Porto”, no montante global de 70 mil euros, para a aquisição de material desportivo e médico.


“Este conjunto de apoios atribuído aos clubes e associações da cidade constitui um justo reconhecimento do seu trabalho, que permite que milhares de jovens portuenses pratiquem cada vez mais e melhor desporto federado”, acredita o presidente da autarquia, certo de que "a formação é o melhor investimento que podemos fazer no futuro das nossas crianças e jovens".


LISTA DE ENTIDADES APOIADAS

  • Associação de Ténis do Porto  
  • Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual 
  • Associação de Natação do Norte de Portugal     
  • Federação Nacional Karaté Portugal  
  • Club de Surf do Porto   
  • Associação do Rugby do Norte
  • Associação de Atletismo do Porto   
  • Associação Portugal Taekwondo Norte
  • Associação de Futebol do Porto
  • Associação de Patinagem do Porto   
  • Associação de Judo do Distrito do Porto
  • Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto
  • Associação de Voleibol do Porto
  • Associação de Andebol do Porto    
  • Associação de Ginástica do Norte   
  • Associação Basquetebol do Porto    
  • ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual   
Galeria
Item 1 de 21
Ver também
Notícias