Oficinas de artes plásticas e de dança, música, visitas guiadas e uma mostra feminina acompanham a chegada de novas criações.
Está marcado para a tarde de 17 de maio o terceiro ciclo das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda em 2025, evento que a cada dois meses traz novas obras e coleções às galerias e espaços expositivos, comerciais e alternativos do “Quarteirão das Artes”. Como habitual, um programa preparado pela Ágora animará o exterior entre as 16h00 e as 20h00.
Na zona pedonal em que a Miguel Bombarda se cruza com Cedofeita irão decorrer duas oficinas: "Stencil, histórias e carimbos", dinamizada por David Penela, e “Poemas à sorte: ilustração em stencil e versos surpresa”, a cargo de Susana Carvalhinhos. As atividades são abertas as todas as idades e não requerem conhecimentos prévios nem materiais.
Do lado oposto, na intersecção com a Rua da Boa Nova, haverá mais quatro workshops de artes visuais. Começamos por dois que foram pensados para crianças: um de pintura para maiores de 6 anos, orientado por Mariana de Castro em torno do tema “Andy Warhol” (inscrições: mariana_de.castro@hotmail.com) e outro, também de artes plásticas, ligado ao projeto “Abraçar o Mundo”, de Joana Valente, cofundadora da Eu Sou Eu – Associação para a Inclusão Social de Crianças e Jovens. Há mais duas oficinas que se dirigem a qualquer idade: ilustração “corta e cola”, concebida por Helena Rocio Janeiro com o Dia Mundial da Poesia como inspiração (a atividade inclui também a exibição do resultado da oficina “Jornal Bombarda 2024”), e “pintura de painel coletivo em têxtil”, orientada por Arisca (esta requer inscrição: ines.arisca@gmail.com).
Ainda na mesma zona da rua, a escola Bota Swing vai desafiar os visitantes a participar na oficina Swing & Blues, um convívio de danças vintage com um alinhamento musical de Deejay Joe.
Um pouco mais acima, no Largo da Maternidade de Júlio Dinis, terá lugar a Mostra de Criativas do Feito por Elas, projeto que organiza eventos para destacar e celebrar o trabalho realizado por mulheres empreendedoras em setores como as artes plásticas, a música e a moda. Será também ali que decorrerá a oficina de ilustração e escrita “Poetas portuguesas”, da autoria de Constança Araújo Amador, ao mesmo tempo que Adri Menegale, integrante das Selva-Selva, apresentará um set feito de acid jazz, sonoridades brasileiras, hip hop e house.
Tal como acontece em todas as Inaugurações Simultâneas, alunas de artes visuais da Escola Superior de Educação vão dirigir duas visitas guiadas por alguns dos espaços de Bombarda. A primeira é às 16h00 e a segunda às 17h30, cada uma com 15 vagas: os interessados devem enviar o seu nome e o horário pretendido para visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt até às 13h00 de 16 de maio. As visitar contarão a com interpretação em língua gestual portuguesa.
Nesta edição haverá ainda uma visita guiada integrada no Programa de Arte Urbana do Porto, comandada pelo curador João Kendall. O ponto de encontro é às 15h00, junto ao número 648 da Rua de Miguel Bombarda, e não é necessária inscrição.
A imagem do cartaz deste ciclo é da autoria de Isaque Pinheiro, cortesia da Galeria Presença. No tipo de letra usado foi mantida a parceria com o Colönia Studio.
As restantes datas da 18.ª edição anual das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda são 5 de julho, 20 setembro (aniversário) e 15 de novembro.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: CMP/Ágora