13/12/2022

Esta iniciativa surge no âmbito do “Desporto Escolar sobre rodas”, projeto impulsionado pela parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção-Geral da Educação (DGE). Enquadrada no contexto do Programa de Recuperação e Resiliência: Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), a entrega de 20 bicicletas e respetivos capacetes de composição adaptável a diferentes idades segue o propósito deste programa que está em linha com o esforço da Câmara do Porto na aposta na mobilidade ativa.





Na cerimónia de entrega das 20 bicicletas à Escola Básica e Secundária do Cerco, realizada na segunda-feira, dia 12 de dezembro, a vereadora da Juventude e do Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, aludiu aos números divulgados pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC): “metade dos alunos das escolas básicas portuguesas não sabe andar de bicicleta", lembrou. "Para contrariar este panorama – que é também, e infelizmente, uma realidade no Porto –, a Câmara Municipal associou-se à Federação Portuguesa de Ciclismo e implementou, este ano, o já conhecido projeto “Ciclismo vai à Escola”, levando esta modalidade a nove escolas da cidade e possibilitando a cerca de 1200 crianças o desenvolvimento desta habilidade motora e contacto com esta extraordinária modalidade, que é o ciclismo", acrescentou.



Hoje, com a entrega de 20 bicicletas e respetivos capacetes vai ser possível reforçar as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas em prol de uma aprendizagem mais eficaz, uma vez que, infelizmente, ainda há muitos meninos que não sabem andar de bicicleta”, fez questão de salientar Catarina Araújo, na presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Paulo Ribeiro, e do diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco, Manuel Oliveira.


O Programa SUAVA visa contribuir para a resiliência dos cidadãos, promovendo o bem-estar físico e emocional, através do aumento da atividade física no país que, entre vários objetivos, pretende alargar o Desporto Escolar fomentando a mobilidade ativa, a promoção do sucesso dos alunos e a adoção de estilos de vida saudáveis. 


Até final de 2024, cada escola abrangida receberá cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes de composição adaptável às diferentes idades. No total serão cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes que estarão disponíveis nos 863 estabelecimentos de ensino do 2.º ciclo de Ensino Básico. Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes.



Fonte: Porto.

Fotos: Filipa Brito

Ver também
Notícias