17/06/2021

Os campos de férias municipais estão de regresso entre 12 de julho e 3 de setembro, mantendo o formato inaugurado há um ano: seis localizações, turmas de 12 crianças, aumento do número de professores e reforço das atividades ao ar livre. Este ano, a Missão Férias@Porto será ainda mais inclusiva, graças a uma parceria com a Associação de Desporto Adaptado do Porto para acompanhamento especializado de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, e também com a introdução do código ColorADD para daltónicos em toda a sinalética dos campos de férias. 


Entre 12 de julho e 3 setembro, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, organiza mais uma edição da Missão Férias@Porto para crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, residentes ou não na cidade do Porto. As inscrições, que decorrem exclusivamente online, abrem esta segunda-feira, 21 de junho, a partir das 10 horas.


Repetindo o modelo de sucesso inaugurado há um ano, por força da pandemia, a Missão Férias@Porto decorrerá em seis localizações, mantendo um máximo de 12 crianças por cada turma. Será igualmente mantido o reforço do número de professores, a inclusão de um coordenador/higienizador por cada polo e o reforço das atividades ao ar livre.


Os vários procedimentos adotados pretendem não só tranquilizar toda a comunidade envolvida (crianças, jovens e encarregados de educação), como também garantir que todas as atividades são realizadas de forma segura, mas igualmente divertida.


No momento da inscrição, os encarregados de educação deverão escolher qual o polo da sua preferência, de acordo com a sua localização. Os seis pontos, que funcionarão como base de receção e entrega das crianças, vão estar localizados, respetivamente, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Pavilhão Irene Lisboa, no Pavilhão Infante de Sagres, no Pavilhão do Viso, no Pavilhão Pêro Vaz de Caminha e no Parque Desportivo de Ramalde/INATEL. O programa será idêntico em cada polo e as datas de funcionamento são as demonstradas no Plano de Atividades



Num ano em que a segurança continua a ser uma prioridade, o plano de atividades foi preparado de forma a cumprir escrupulosamente com todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde pública. Assim, privilegiaram-se as atividades ao ar livre e os desportos individuais, para que os participantes possam associar momentos de lazer a momentos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.


Dividido por semanas temáticas, o programa inclui mais de 30 atividades diferenciadoras de toda a oferta da cidade, adaptadas a cada escalão etário. A oferta desportiva inclui modalidades como atletismo, andebol, basquetebol, badminton, bowling, dança, esgrima, minigolfe, tiro com arco, surf, skate, voleibol ou xadrez. Haverá também visitas a museus, praias, jardins e parques na cidade, oficinas de alimentação e ciência, sessões de magia, entre outras propostas. 


A exemplo de outros anos, o Município do Porto proporciona descontos para as inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos (tabela de preços). São ainda disponibilizadas inscrições gratuitas a crianças e jovens sinalizados pelo Departamento Social de Coesão Social da Câmara do Porto.




Uma edição ainda mais inclusiva


Este ano, a Missão Férias@Porto estabeleceu um protocolo com a Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA), que possibilita a inscrição e o acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). 


A inscrição destes alunos deverá ser realizada através de um contacto direto com a ADADA, pelo telefone 225 303 043. O objetivo é avaliar as necessidades específicas de cada criança.


A outra novidade é a adoção, pela primeira vez, do código ColorADD em toda a sinalética dos campos de férias, estando previstas palestras de sensibilização que ajudarão as crianças a compreender o que é o daltonismo e como funciona este inovador sistema de identificação de cores, criado pelo portuense Miguel Neiva.


Recordamos que as inscrições para a Missão Férias@Porto decorrem exclusivamente online. Os interessados devem preencher e assinar a ficha de inscrição e enviá-la para o email inscricaomissaoferias@agoraporto.pt, juntamente com as fotocópias dos documentos de identificação do participante e do respetivo encarregado de educação, a partir das 10h00 de 21 de junho (não serão validadas inscrições enviadas antes).


Depois de recebida e validada a ficha, os candidatos receberão uma resposta com os dados para pagamento. Saldado esse valor, deverão aguardar um email com a confirmação da inscrição.


Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado para o email missaoferias@agoraporto.pt.


Em 2020, mesmo com todas as condicionantes provocadas pela pandemia, os campos de férias municipais receberam mais de 700 participantes.



Galeria
Item 1 de 8
Ver também
Notícias