26/05/2023

A Missão Férias@Porto vai trazer o verão azul (e de todas as cores) à cidade, numa edição com mais de 4 mil vagas para preencher. Entre 3 de julho e 1 de setembro, as crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos de idade poderão frequentar semanas temáticas e participar em dezenas de atividades desportivas e culturais divididas em seis polos.

 

Depois de um intenso ano escolar, a altura mais esperada do ano está a chegar. Os campos de férias de verão do Município do Porto, dinamizados pela Ágora, vão regressar em força. Para a edição deste ano estão disponíveis 4 224 vagas, 96 delas reservadas para a inscrição gratuita de crianças e jovens sinalizados pelo Pelouro da Coesão Social da Câmara do Porto e 54 vagas para a Associação de Desporto Adaptado (ADADA).

 

 

Inscrições Missão Férias@Porto

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 10h00 do dia 2 de junho (sexta-feira), através das vias habituais: presencialmente, na receção das piscinas municipais da Constituição, de Cartes e Eng.º Armando Pimentel; ou digitalmente, através da plataforma de Desporto da Ágora (na área dedicada Missão Férias@Porto). Ressalvamos que, este ano, apenas será possível efetuar até três inscrições presenciais - no caso de crianças do mesmo agregado familiar esta restrição não se coloca. 

 

Os encarregados de educação que não tenham ainda efetuado o registo online no Portal de Desporto, mesmo para os que pretendam inscrever de forma presencial, deverão fazê-lo na plataforma de Desporto da Ágora (https://desporto.agoraporto.pt/), para preparar o processo de inscrição.

Caso os utilizadores já tenham efetuado o registo nas edições anteriores da Missão Férias@Porto, aconselhamos apenas que confirmem se os dados de acesso estão corretos e atualizados.

 

Recordamos que todos os dados a preencher devem ser referentes aos participantes (o email de registo, por seu lado, deverá ser o do encarregado de educação). Não será possível efetuar inscrições antes das 10h00 do dia 2 de junho, nem serão aceites inscrições via correio eletrónico.

 

Poderá consultar o Guia de Inscrição na plataforma (em baixo) com os detalhes de todo o processo.

 

Inclusão volta a ser a máxima na Missão Férias@Porto

 

A vertente inclusiva continua a ser uma missão nos campos de férias. Por forma a salvaguardar o devido acompanhamento e responder às condições educativas mais propícias e específicas a cada caso, as inscrições das crianças e jovens com necessidades especiais deverão ser feitas, em exclusivo, através do contacto direto com a ADADA, pelo telefone 225 303 043 ou por email para missaoferias@adada.pt

 

Está ainda contemplada a continuação da adoção do sistema de identificação de cores, o código ColorADD, em toda a sinalética dos campos de férias, isto com o intuito de ajudar os participantes com daltonismo.

 

Semanas de Aventura, Descoberta e Fantasia

 

Este ano, os campos de férias de verão, que funcionarão como base de receção e entrega das crianças, decorrem em seis localizações, Pavilhão Irene Lisboa, Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, o Pavilhão do Viso, e nos novos polos sob gestão da Ágora, o Pavilhão da Areosa e o Pavilhão Manoel de Oliveira.

 

Aquando das inscrições, os encarregados de educação deverão escolher a/as semana/s do seu interesse que, este ano, voltam a dividir-se em semanas temáticas de Aventura, Descoberta e Fantasia, nas quais estão asseguradas dezenas de atividades culturais, desportivas e lúdicas para todos os gostos.

 

 

A oferta passará por incluir modalidades como escalada, esgrima, rugby, skate, surf, assim como visitas a museus, às praias, aos jardins e aos parques na cidade, realização de oficinas, entre outras propostas. 

 

 

Descontos nas inscrições

 

O Município do Porto, à semelhança das anteriores edições dos campos de férias, proporciona descontos nas inscrições em mais de uma semana e para os agregados com dois ou mais filhos inscritos (consulte o Regulamento Geral).

 

Qualquer questão ou dúvida deve ser enviada para o email missaoferias@agoraporto.pt

 

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias