Durante cinco dias, as atenções dos praticantes e apreciadores de padel estarão reunidas em mais uma edição do Mimosa Open Porto. De 23 a 27 de julho, o Parque da Cidade é o epicentro de um evento que promete trazer à cidade grandes nomes do padel nacional e internacional.
Num ritmo ascendente, com mais campos, mais atletas e uma maior expectativa de público. Este tem sido o trajeto do Mimosa Open Porto, que entra agora na terceira edição, um dos maiores eventos de padel da cidade e que, mais uma vez, promete reunir atletas e apreciadores num só espaço, durante cinco dias.
De 23 a 27 de julho, o Mimosa Open Porto irá juntar atletas nacionais e internacionais, na expectativa de superar os números alcançados no ano passado. Um aumento do número de participantes, mas também de espectadores, que seguem a modalidade com cada vez mais atenção e dedicação.
Neste ano, e pela primeira vez, o estádio central instalado na nova placa do Parque da Cidade do Porto contará com dois campos de jogo em simultâneo, duplicando assim o espetáculo e a emoção.

Para Alexandre Sande, da Top-padel, entidade responsável pela organização desta iniciativa, o Mimosa Open Porto 2025 é “um evento-chave para a afirmação e crescimento do padel em Portugal”.
“Pretendemos que o Mimosa Open Porto ajude a popularizar, profissionalizar e enraizar o padel em Portugal — não só como um desporto, mas como parte da cultura urbana e social”, destaca o organizador.

Este é um torneio com o selo FIP Silver, integrando o Circuito da Federação Internacional de Padel, e é ainda uma prova FPP 25.000 pontos, sendo parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Padel.
Para Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Porto, este “é um evento muito importante, sobretudo para uma autarquia como o Porto, que olha para o desporto como um eixo central”. Acrescenta ainda que esta atividade “reforça a capacidade do Porto receber os melhores eventos internacionais desportivos”.

Mas não só. “Além da saúde e da competição, o Mimosa Open tem também importância do ponto de vista económico e turístico, porque quem vem [à terceira edição do Mimosa Open] pode aproveitar para conhecer a cidade”, acrescenta a vereadora.
Para além do Parque da Cidade, os jogos do Mimosa Open Porto irão decorrer ainda em seis clubes parceiros da região do Porto que, mais uma vez, se juntam ao evento.

Com os olhos postos no presente e no futuro, Alexandre Sande assume que este evento que veio para ficar.
“A ambição da organização é torná-lo, de forma sustentada, uma referência nacional e internacional no padel, continuando a acompanhar o crescimento da modalidade em Portugal e além-fronteiras. A cada edição, o objetivo passa por melhorar a experiência de todos os envolvidos — atletas, público, parceiros e cidade — incluindo a evolução das infraestruturas, como a melhoria do estádio montado no Parque da Cidade, e o reforço da qualidade organizativa”, finaliza.
O Mimosa Open Porto 2025 é um evento apoiado pelo Município do Porto, através da empresa municipal Ágora, e terá entrada livre.
Texto: José Reis e Rute Fonseca
Fotos: Guilherme Costa Oliveira