14/03/2022

Sara Moreira e Rui Teixeira foram os vencedores da corrida, que mesmo fora de época, trouxe o habitual entusiasmo à cidade.


Não foi no Natal, mas foi de festa. A 27.ª edição da São Silvestre Cidade do Porto juntou este domingo, nas ruas da Baixa, 7500 atletas com um espírito de fraternidade e salutar competição desportiva. Muitos federados, e ainda mais amadores, de diversas idades e proveniências, correram ao fim da tarde os 10 quilómetros da emblemática prova, adiada no passado dezembro devido à pandemia.



O tiro de partida foi dado às 19h00 do local habitual, a Avenida dos Aliados, com a presença da campeã olímpica Fernanda Ribeiro, vencedora de quatro edições da corrida, o treinador de futebol André Villas-Boas, embaixador Race For Good, e ainda César Navio, administrador da empresa municipal Ágora.



Entre as atletas femininas, Sara Moreira foi a mais rápida, com o tempo de 34m49s, e tornou-se a recordista da São Silvestre portuense. Ao vencer pela quinta vez – depois das conquistas em 2008, 2009, 2015 e 2018 – a corredora do Sporting Clube de Portugal passa a ser a mais premiada na competição. O pódio ficou completo com Laura Silva (do Clube Desportivo de São Salvador do Campo), com 37m14s, e Raquel Sampaio (da União Desportiva de Várzea), com 38m06s.



Do lado masculino, a vitória caiu para outro atleta do Sporting Clube de Portugal, Rui Teixeira, que repetiu o feito que alcançara em 2015. Após um percurso muito disputado, cortou a fita da meta em primeiro lugar, aos 29m52s, seguido de Davide Silva (do Sporting Clube de Braga), com o tempo de 30m21s, e de Hermano Ferreira (da Escola de Atletismo de Coimbra), com 30m29s.


Os resultados completos podem ser consultados na página da Runporto, que organizou o evento com o apoio da Câmara do Porto.



Grupos de amigos e famílias, de todas as faixas etárias, participaram em paralelo numa caminhada de cinco quilómetros, que partiu à mesma hora dos Aliados.



Muito público foi também acompanhando a corrida e a caminhada do lado de fora, com palavras de incentivo para os participantes ao longo de todo o caminho.



A cerimónia de entrega de prémios contou com participação da Vereadora da Educação, Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo.




Fotos: Guilherme Costa Oliveira e João Coelho (Ágora) | Runporto

Ver também
Notícias