13/09/2022

Foi apresentada, nesta terça-feira, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, a 15ª edição Hyundai Meia Maratona do Porto, prova de estrada que entra na elite mundial do atletismo. Excecionalmente neste ano, a prova sofreu um ajuste no percurso devido às obras no tabuleiro inferior da ponte Luís I, correndo-se totalmente do lado do Porto. 


A 15ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto acontece neste domingo de manhã, 18 de setembro, com partida marcada para as 09h00. Esta prova icónica do atletismo nacional percorre a margem do Rio Douro, este ano apenas do lado do Porto, num traçado de alcance de boas marcas na distância de 21 quilómetros. É o que espera o diretor geral da Runporto, Jorge Teixeira, perspetivando "um grande nível competitivo, com um potencial enorme de tempos fantásticos”, afirmou. 



Para além da prova principal, destaque ainda para a Mini Maratona de 5 quilómetros, especialmente pensada para todas as famílias.  


Este ano, a Hyundai Meia Maratona do Porto irá contar com atletas de 61 nacionalidades: 29 nacionalidades da Europa, 9 da América, 8 de África, 8 da Ásia e 1 da Oceânia.



Na conferência de imprensa que teve lugar no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, informou que a percentagem de participantes da edição deste ano conta com 76 por cento de homens e 24 por cento de mulheres, e tem uma média de idades de 42 anos. 



Já na Mini Maratona as mulheres participam em maior número, 66 por cento, para 34 por cento dos homens, contando com uma média de idades de 39 anos.  



Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, sublinhou o alcance desta iniciativa, uma das mais importantes do calendário desportivo, importante na promoção e no fator gerador de economia. Sendo um dos mais importantes eventos realizados na cidade e que integram a elite mundial das provas de atletismo, é também “o reflexo da forte aposta que a Câmara do Porto tem feito em eventos desportivos de grande notoriedade”, sustentou.  


A vereadora lembrou ainda o espírito de “resistência” e a importância deste evento na afirmação do desporto como um dos eixos primordiais numa cidade que se quer inclusiva e cujo desporto e a saúde são também “uma aposta do município”. A 15ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto “será uma prova que nos irá surpreender, justificou.  



Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ressalvou o papel dos municípios do Porto e Gaia na promoção da modalidade “para todos” e no apoio às suas mais variadas facetas. “Juntos somos mais do que a soma simples das partes”, afirmou.


A 15ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto terá este ano transmissão em direto da RTP, RTP Play e RTP Internacional.  


 

Programa 

16 e 17 de setembro 

10h00-24h00: Entrega de kits a participantes – Alameda Shop & Spot 


18 de setembro 

08h00: Abertura da VIP Lounge (Jardim do Passeio Alegre – junto à partida e chegada) 

09h00: Partida da Meia Maratona e Mini Maratona – Av. Dom Carlos I 

09h55 - 10h10: Previsão de chegada do top 3 masculino 

10h05 - 10h15: Previsão de chegada do top 3 feminino 

10h30: Entrega de Prémios


Texto: Sara Oliveira

Fotos: Rui Meireles

Galeria
Item 1 de 7
Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias