15/03/2021

No próximo sábado e domingo, dias 20 e 21 de março, a associação de músicos Porta-Jazz vai transmitir seis concertos de discos que editou nos anos de 2019 e 2020. O ciclo, apelidado de Meia-Maratona, será emitido na plataforma internacional Munin Live.


Com a pandemia, muitos músicos viram interrompido o percurso natural de apresentação dos seus trabalhos. O evento do próximo fim de semana pretende contrariar a situação, contribuindo para que público e comunidade mantenham os contactos "em forma", num momento de falta de oferta cultural.


No primeiro concerto, transmitido às 16 horas de sábado, o quarteto Mazam, formado por João Mortágua no saxofone, Carlos Azevedo no piano, Miguel Ângelo no contrabaixo e Mário Costa na bateria, dá a conhecer o seu disco “Land”. Duas horas depois, a música prossegue com a interpretação ao vivo do álbum “Sete”, lançado pelo baterista Marcos Cavaleiro, desta vez acompanhado por José Pedro Coelho e João Guimarães nos saxofones, André Fernandes na guitarra e Demien Cabaud no contrabaixo. A última etapa do primeiro dia de "prova" termina às 22:00, com “Murmuration” , terceiro trabalho do Pedro Neves Trio, que além do compositor inclui o contrabaixista Miguel Ângelo e o baterista José Marrucho.


No domingo, as atuações começam novamente às 16 horas, desta vez com o trio Mau (Miguel Ângelo no contrabaixo o Miguel Moreira na guitarra e o Mário Costa na bateria) e o seu trabalho “Utopia”. Às 18 horas tocam outros três músicos, o guitarrista Ap, o contrabaixista Diogo Dinis e o baterista Miguel Sampaio que forma A incerteza de um trio certo. A entrada para a meta faz-se com “Dentro da Janela”, o disco do ano na categoria jazz dos prêmios Play RTP 2019, apresentado por João Mortágua (saxofone e composições), José Pedro Coelho (saxofone), Miguel Moreira (guitarra), José Carlos Barbosa (contrabaixo) e José Marrucho (bateria).


O acesso à Meia Maratona Porta-Jazz pode ser feito em www.munin.live, com um bilhete diário de oito euros (mais IVA). Os membros da associação têm acesso gratuito.

Galeria
Item 1 de 1
Ver também
Notícias