Entre maio e julho, as Matinés do Cineclube no Batalha Centro de Cinema recuperam dois ciclos marcantes da programação histórica do Cineclube do Porto, propondo uma reflexão crítica sobre as escolhas do passado e o contexto em que surgiram.
O primeiro ciclo a ser retomado é “Um Filme — Um Escritor”, originalmente apresentado em 1961, que cruzava adaptações literárias com a visão de grandes realizadores europeus. No dia 11 de maio, será exibido "La paura" (1954), de Roberto Rossellini, uma adaptação livre do romance “Angst”, de Stefan Zweig, protagonizada por Ingrid Bergman e Mathias Wieman.
A sessão será seguida, a 25 de maio, por "Huis Clos" (1954), de Jacqueline Audry — filme que, embora alinhado com o ciclo, não chegou a integrar o programa original. Baseada na peça homónima de Jean-Paul Sartre, a obra mergulha na tensão existencial de três personagens confinadas eternamente a um quarto, onde se revela, com crueza, a célebre máxima: "O inferno são os outros".
Já em junho, o Cineclube recorda a Semana do Novo Cinema Alemão, com a exibição de "Young Törless" (1966), de Volker Schlöndorff, marcada para o dia 15.
Apresentado em 1971 no Cineclube, o filme reflete sobre o surgimento da violência institucionalizada e a passividade moral perante o mal, através da história de um jovem num internato austríaco do início do século XX. Este olhar é agora complementado com "The Cat Has Nine Lives" (1968), de Ula Stöckl, a ser exibido a 6 de julho — uma obra pioneira do feminismo cinematográfico na Alemanha.
Ambientado na Munique de 1967, o filme acompanha duas amigas em deambulações pela cidade, revelando um retrato íntimo, sonhador e subversivo da vivência feminina num período de mudança.
As sessões acontecem aos domingos, às 11h15, com apresentação do Cineclube do Porto.